21/12/2024

Escolas do DF atendem mais de 30 mil alunos com necessidades específicas

A Escola Bilíngue de Taguatinga atende estudantes com deficiência auditiva e ouvintes que são filhos de pais com deficiência auditiva | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

GDF trabalha na inclusão de estudantes com diferentes deficiências em todas as 835 escolas da rede pública e mantém programas específicos de acolhimento

O Governo do Distrito Federal (GDF) oferece uma série de iniciativas para garantir a inclusão de todos os estudantes na rede pública de ensino. São 30.370 alunos com necessidades específicas distribuídos nas 835 escolas, todas aptas para atender crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. Somente com atendimento bilíngue na Língua Brasileira de Sinais (Libras), são 76 instituições.

Uma delas é a Escola Bilíngue de Taguatinga (QNH 01/03 Área Especial 1 e 2), que atende estudantes com deficiência auditiva e ouvintes filhos de pais com deficiência auditiva. As aulas são todas em Libras e em português escrito, em regime integral.

A escola recebe estudantes de todos os segmentos – da educação infantil ao ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também há estimulação precoce para crianças entre seis meses e 3 anos, com atendimentos semanais. É uma maneira de preparar os pequenos para ingressarem na escola.

A autônoma Monielle Dantas, mãe do pequeno Enzo, que tem 9 anos e está no 4º ano do ensino fundamental, conta como a vida do filho e da família mudou completamente após ele ingressar na escola. Monielle também fez o curso de Libras oferecido pela instituição.

“Quando veio para a escola, ele se encontrou. O comportamento mudou completamente. Ele se desenvolveu tanto que pôde deixar a medicação. Hoje, ele interage, conversa perfeitamente, soletra. Aqui ele também viu que outras pessoas são surdas, que não é só ele. Agora, ele fala que tem amigos e diz que é feliz”, comemora.

O acolhimento é sentido por todos os estudantes. A estudante Sophia Pontes, 14, do 9º ano do ensino fundamental, também se sente assim.

“Quando eu era pequena, eu não era compreendida, era tudo muito difícil. Quando cheguei aqui, ficava com vergonha da língua [Libras]. Agora, é muito melhor. Minha mãe aprendeu a língua aqui na escola, e eu ensino à minha avó”, conta Sophia.

Filhos ouvintes

Os filhos ouvintes de pais com deficiência auditiva também têm lugar garantido na escola. Os codas – termo que vem da sigla em inglês para a expressão children of deaf adults, que significa “filhos de adultos surdos” – desempenham um papel muito importante. Muitas vezes, eles atuam como intérpretes entre suas famílias e as comunidades onde vivem.

É o caso de Erick Luan Barbosa, de 12 anos, que está no 6º ano. Ele conta que tudo ficou mais fácil depois que ele passou a estudar na Escola Bilíngue.

“Eu adoro ensino em Libras. Depois que vim para cá, a gente conseguiu se comunicar, e melhorou muito a nossa vida. Eu e minha irmã vamos ao banco para os nossos pais, levamos eles ao médico, ao mercado”, disse, referindo-se à irmã Liza, de 14 anos, que também é ouvinte e frequentou a escola até o ano passado.

Mesmo conteúdo

“Todos os surdos são recebidos em nossa escola. Mas a educação é individualizada para atender às necessidades de cada um deles”, ressalta a diretora da instituição, Clissineide Caixeta.

Quando a diretora diz que todos os deficientes auditivos são recebidos, ela fala de modo literal. A instituição conta com estudantes que, além da surdez, têm síndrome de Down, autismo ou são surdo-cegos. Todos são atendidos conforme as suas especificidades.

A Escola Bilíngue de Taguatinga, inclusive, ainda tem vagas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (61) 3318-2756 para saber como fazer a matrícula.

Referência inclusiva

O Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Gama, que está sempre no topo de aprovação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Universidade de Brasília (UnB), também é referência quando se trata de inclusão.

Estudantes com necessidades específicas participam das aulas regulares, mas têm um espaço para chamar de seu na Sala de Recursos. Por lá, eles fazem atividades lúdicas com foco em raciocínio lógico e de forma individualizada.

“Eles vêm no intervalo e no horário do almoço para fazer outras atividades. Algumas são desenvolvidas em pequenos grupos, mas a maioria é individualizada para atender a cada um”, explica a professora Gracinha Veras.

O local está mais que aprovado por Heitor Cauã Coelho Silva, de 17 anos, que tem hiperfoco em filosofia e história. “O Cemi é uma das escolas mais inclusivas. As outras não tinham sala de recurso. Aqui eu socializo, debato. Eu, como autista, interajo com outros autistas. Sei que eles vão me entender”, observa.

Garantia de atendimento

Entre as principais ações da Secretaria de Educação para melhorar a educação inclusiva no DF está o Núcleo de Acolhimento às Demandas de Educação Especial. Lá, um profissional da Diretoria de Educação Inclusiva recebe denúncias e sugestões via Ouvidoria.

Esse profissional é responsável por entrar em contato com a unidade escolar para providenciar assistência necessária ao atendimento das demandas.

Também há o Núcleo Digital de Aperfeiçoamento em parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), que oferece cursos de formação e informação para melhorar a capacitação de profissionais para o atendimento a estudantes com deficiência e que precisam de atendimento específico.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

Deixe um comentário

Leia também
UBSs urbanas do Gama passam a dispensar medicamentos de controle especial
UBSs urbanas do Gama passam a dispensar medicamentos de controle especial
Evento debate importância da moda no combate à violência contra a mulher
Evento debate importância da moda no combate à violência contra a mulher
Ampliação do Zebrinha, novas rodoviárias e abrigos para passageiros marcaram 2024 em todo o DF
Ampliação do Zebrinha, novas rodoviárias e abrigos para passageiros marcaram 2024 em todo o DF
Formatura do 3º Ciclo do RenovaDF entrega diploma a 2,3 mil alunos
Formatura do 3º Ciclo do RenovaDF entrega diploma a 2,3 mil alunos
GDF autoriza a promoção de 287 policiais militares
GDF autoriza a promoção de 287 policiais militares
Plano Piloto recebe ação coordenada do GDF que promove acolhimento a pessoas em situação de rua
Plano Piloto recebe ação coordenada do GDF que promove acolhimento a pessoas em situação de rua
Mais 352 pessoas em situação de vulnerabilidade têm suas vidas transformadas pela Fábrica Social
Mais 352 pessoas em situação de vulnerabilidade têm suas vidas transformadas pela Fábrica Social
Brazlândia vai ganhar nova UBS para atender 14 mil pessoas
Brazlândia vai ganhar nova UBS para atender 14 mil pessoas
GDF inicia elaboração do projeto de reforma da Feira de Artesanato da Torre de TV
GDF inicia elaboração do projeto de reforma da Feira de Artesanato da Torre de TV
Zoo abre inscrições nesta sexta para a 1ª edição da Colônia de Feras 2025
Zoo abre inscrições nesta sexta para a 1ª edição da Colônia de Feras 2025
Novos retornos da DF-250, no Itapoã, beneficiam cerca de 60 mil motoristas
Novos retornos da DF-250, no Itapoã, beneficiam cerca de 60 mil motoristas
Tarde natalina na Casa da Mulher Brasileira tem distribuição de alimentos e brinquedos
Tarde natalina na Casa da Mulher Brasileira tem distribuição de alimentos e brinquedos

Malafaia diz que Moraes deveria ser preso no lugar de Braga Netto

Líder religioso criticou o STF após o ministro Alexandre de Moraes determinar a prisão do general Braga Netto por obstrução de Justiça Aliado de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia classificou como “imoral e ilegal” a prisão preventiva do general Walter Braga Netto, decretada no sábado (14/12) pelo ministro do Supremo

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.