21/12/2025

Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol

Governador Ibaneis Rocha entregou, nesta quinta-feira (23), a escritura pública de concessão de direito real de uso sem opção de compra (CDRU-S) ao clube da Adepol-DF | Fotos: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

O documento foi concedido pelo GDF e pela Terracap à associação para regularizar o espaço após uma espera de quase quatro décadas

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), entregou, nesta quinta-feira (23), a escritura pública de concessão de direito real de uso sem opção de compra (CDRU-S) ao clube da Associação de Delegados de Polícia do DF (Adepol-DF). A entidade aguardava a regularização do espaço localizado no Setor de Clubes Sul desde 1987.

A cerimônia contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, que participou do descerramento da placa que oficializou o documento. “A entrega dessa escritura hoje é um ato muito importante porque representa a segurança, o trabalho e o anseio de uma categoria que tinha aqui um grande problema e nós conseguimos resolver”, afirmou o governador. “Me lembro muito bem da campanha de 2018, a gente visitava os clubes e ouvia só os problemas e a insegurança jurídica. Conseguimos avançar bastante no DF”, completou.

Ibaneis Rocha destacou as demais ações do governo para a categoria, como a construção e a reforma de delegacias. “Temos avançado cada vez mais com entregas de delegacias e futuramente do IML. Temos trabalhado pela categoria como um todo. Conseguimos a aprovação da Lei Orçamentária que vai permitir a contratação de novos policiais que vai ajudar na segurança do DF”, apontou.

O presidente da Adepol-DF, Amarildo Fernandes, recordou que a associação tentou por duas vezes legalizar o terreno em 2012 e 2018, mas não foi possível por conta da legislação daqueles anos. Com a mudança da lei, a entidade finalmente conseguiu a documentação. “A Lei nº 6.888 possibilitou a regularização e, inclusive, tendo que pagar, mas pagando de maneira razoável e justa”, explicou.

O documento garante segurança jurídica à entidade com a previsão de contraprestação à Terracap a à população do Distrito Federal. “A segurança jurídica traz muitos outros benefícios adjacentes. O clube consegue investir e ter certeza do amanhã relacionado à ocupação e consegue fazer planos”, defendeu o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim.

A concessão tem como base a Lei Distrital n° 6.888/2021, que dispõe sobre a regularização de ocupações históricas de associações ou entidades sem fins lucrativos em unidades imobiliárias da Terracap, e o Decreto Distrital n° 43.209/2022, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo no comércio local sul, do Setor de Habitações Coletivas Sul (SHCS).

Mundim destacou que a eficácia da lei se deve à construção da legislação em conjunto com as entidades. “Esse é um governo de soluções de problemas antigos e novos também. Resolvemos um problema do passado com segurança jurídica e atenção nos procedimentos evitando gerar problemas no futuro”, avaliou.

Moeda Social

O imóvel objeto da concessão terá um preço público mensal estipulado em R$ 16.920 a ser pago pela aplicação do sistema de retribuição em Moeda Social, desde que observados os requisitos legais estabelecidos. Esse benefício poderá ser requerido dentro de um prazo de 30 dias após a assinatura da escritura pública de concessão.

A Moeda Social será paga pela Adepol investindo em um projeto que já tem quatro anos dentro do clube, de investimento no atletismo. “Com a regularização fundiária, vamos dar uma nova roupagem ao projeto para que possamos pagar essa ocupação via esse projeto social”, revelou o presidente da Adepol. “Essa equipe vai ser nosso carro-chefe para viabilizar participação em eventos esportivos nacionais e mundiais”.

Fundada em 1967, a Adepol-DF é uma associação civil que tem como finalidade representar a classe defendendo os direitos da categoria e estimulando o desenvolvimento profissional, cultural, recreativo e desportivo dos associados.

Homenagem

Durante a solenidade, o governador Ibaneis Rocha e o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz, foram homenageados com placas oferecidas pela Adepol-DF. “A gente quer registrar tanto a homenagem ao governador quanto ao presidente da CLDF, que fizeram a diferença. A gente tem essa percepção e quer agradecer”, disse o presidente da Adepol-DF.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

Deixe um comentário

Leia também
Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria
Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria
12)
Trânsito da Esplanada e Arapoanga será alterado neste domingo (21/12)
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia.
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá

Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria

Com experiência, articulação e visão estratégica, Marcinho segue sendo peça-chave em vitórias eleitorais e na construção de novos nomes para a Câmara Legislativa do Distrito Federal Márcio Gonçalves Ferreira, popularmente conhecido como Marcinho, é uma liderança que nasceu com a política na veia. Desde muito cedo, demonstrou habilidade, sensibilidade e

Leia mais...

Uma Família em Cristo no Coração

Irmão Daniel, irmão kiela e filhos. Somente o amor verdadeiro une, fortalece a fé e transforma vidas Quando uma família em Cristo mora de verdade em nosso coração, aprendemos que o amor vai muito além dos laços de sangue. Passamos a enxergar o outro como irmão, alguém que caminha conosco

Leia mais...

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima

Órgão reajustou os preços mínimos para agricultura familiar O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (18) um pacote de medidas que amplia o apoio financeiro a produtores rurais impactados por eventos climáticos adversos e promove ajustes nas regras do crédito rural. As decisões, propostas pelo Ministério da Fazenda, buscam

Leia mais...

BC reforça regra de segurança cibernética de instituições financeiras

O Banco Central fortaleceu as regras sobre segurança cibernética das instituições financeiras O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) fortaleceram, nesta quinta-feira (18/12), as medidas de segurança cibernética de contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e computação em nuvem de instituições financeiras. Segundo a

Leia mais...

Suspeito de tiroteio em universidade dos EUA é encontrado morto

Tiroteio na Universidade Brown deixou dois mortos. Suspeito é um ex-aluno nascido em Portugal O homem suspeito de executar um tiroteio que deixou dois mortos e nove feridos na Universidade Brown, nos Estados Unidos, no último sábado (13/12), foi encontrado morto. A informação foi confirmada pelo chefe de polícia de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.