23/11/2025

Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF

Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF), tem investido nos Espaços PROMulher, que oferecem capacitação profissional, geração de renda e fortalecimento da autonomia para mulheres | Foto: Divulgação/SMDF

Unidades já beneficiaram mais de 850 mulheres no primeiro semestre de 2025

Comemorado em 5 de outubro, o Dia do Empreendedor ressalta o papel fundamental de quem movimenta a economia, gera empregos e promove inovação. No Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF), tem investido nos Espaços PROMulher, que oferecem capacitação profissional, geração de renda e fortalecimento da autonomia para mulheres.

Apenas no primeiro semestre de 2025, mais de 850 mulheres foram atendidas pelas unidades. Antes denominados Empreende Mais Mulher, esses espaços oferecem cursos gratuitos de qualificação e geração de renda. Atualmente, funcionam no Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga, levando oportunidade e acolhimento a centenas de mulheres.

As atividades incluem palestras, oficinas e capacitações focadas no fortalecimento financeiro e na autoestima feminina. Para a vice-governadora Celina Leão, iniciativas como essas têm impacto direto na vida das mulheres. “As nossas unidades de atendimento ajudam a ampliar a qualificação profissional e a independência financeira das mulheres, além de orientá-las a entrar no mercado de trabalho”, destaca.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, os espaços desempenham papel fundamental de acolhimento. “Por meio dos nossos programas e projetos, as mulheres têm acesso à Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Trabalhamos com o respeito à diversidade e combatemos todas as formas de discriminação, com ações para que essas mulheres tenham a sua própria renda e uma vida melhor.”

Atualmente, 182 mulheres participam de cursos em andamento, como Assistente de RH, Operador de Informática, Copeira, Cuidador de Idosos, Camareira, Gestão Financeira, Prepara Mulher e Aulas de Ritmos. A iniciativa alcança mulheres de várias regiões administrativas do DF, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo sua autonomia.

Renata d’Aguiar, subsecretária de Promoção das Mulheres, comemora os resultados: “Estamos construindo um trabalho contínuo que tem transformado vidas. Muitas mulheres têm aberto seus próprios negócios após as capacitações. No primeiro semestre de 2025, atendemos mais de 850 mulheres e seguimos firmes no compromisso de ampliar essas oportunidades.”

“Por meio dos nossos programas e projetos, as mulheres têm acesso à Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Trabalhamos com o respeito à diversidade e combatemos todas as formas de discriminação, com ações para que essas mulheres tenham a sua própria renda e uma vida melhor”

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

Inclusão e diversidade

Todas as mulheres atendidas nos Espaços PROMulher são cadastradas no Sistema de Informações IRIS, da Secretaria da Mulher. Cada capacitação ou evento reserva pelo menos 10% das vagas para grupos em situação de maior vulnerabilidade, incluindo mulheres idosas, lésbicas, transexuais, com deficiência, mães atípicas, rurais, egressas do sistema prisional, quilombolas, indígenas e em situação de rua.

Onde encontrar os Espaços PROMulher:

Ceilândia

Local: 2º andar da Casa da Mulher Brasileira (CNM 1, Bloco I, Lote 3)

Horário: 8h às 17h

Telefone/WhatsApp: (61) 98199-1146

Taguatinga

Local: 2º andar da Agência do Trabalhador (Setor C 4, Lote 3, Taguatinga Centro)

Horário: 8h às 17h

Telefone/WhatsApp: (61) 99206-6788

Plano Piloto

Local: SBN Quadra 02, Bloco “P”, Edifício Sede 2

Horário: 8h às 17h

Tribuna Livre, com informações da Secretaria da Mulher

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Sabino desafia cúpula do União para continuar no governo Lula
SEI GDF completa 10 anos
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Novo diz que Van Hattem sofre perseguição após motim na Câmara
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
MUN
Pai pula no mar para salvar filha de 4 anos que caiu de cruzeiro da Disney 
Zucco aciona Conselho de Ética contra Erika Hilton por nomear maquiadores
Zucco aciona Conselho de Ética contra Erika Hilton por nomear maquiadores
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso após furtar academia em Goiânia
Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso após furtar academia em Goiânia

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil

Leia mais...

Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá

Imagens capturadas na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam um comportamento inusitado em lobos selvagens, levantando questões sobre a inteligência animal e o uso de ferramentas. Os registros mostram dois lobos puxando as cordas de armadilhas para caranguejos com o objetivo de acessar as iscas ali contidas. A descoberta, que desafia

Leia mais...

Mei: receita federal alerta para novo cálculo de faturamento

Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos a uma nova metodologia de cálculo do faturamento anual, que passa a considerar a soma dos valores movimentados tanto na conta bancária da pessoa física (CPF) quanto na conta jurídica (CNPJ). A medida visa combater a prática de alguns MEIs que buscam ocultar o

Leia mais...

Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel

Um caso complexo envolvendo um caminhão carregado com explosivos e o fechamento de um trecho do Rodoanel tem ganhado contornos inesperados. O incidente, ocorrido na semana passada, surge em um período de intensos debates sobre a equiparação do narcotráfico ao terrorismo, tema que tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Inicialmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.