Lewis Hamilton mostrou o seu apoio a Vinicius Jr depois que a estrela do Real Madrid acusou Gianluca Prestianni, do Benfica, de abusos racistas no confronto da noite passada na Liga dos Campeões.
A vitória do Real Madrid em Lisboa, graças a um golo impressionante de Vinicius, foi ofuscada após uma altercação após o golo do brasileiro, na qual Prestianni é acusado de dirigir um comentário racista a Vinicius, que depois o contou ao árbitro.
Anúncio
A partida foi pausada por 10 minutos enquanto a Uefa seguia o protocolo anti-racismo de três etapas, antes da partida terminar em uma atmosfera hostil. O internacional argentino Prestianni, de 20 anos, negou ter dirigido abusos racistas a Vinicius, dizendo: “Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas a Vini Jr, que lamentavelmente entendeu mal o que pensava ter ouvido”.
Gianluca Prestianni (à direita) esconde a boca enquanto discute com Vinicius Junior, do Real Madrid (AFP/Getty)
Vinicius, 25 anos, afirmou posteriormente no Instagram que “os racistas são, acima de tudo, covardes”, com o companheiro de equipe Trent Alexander-Arnold chamando o incidente de “uma vergonha para o futebol”. O analista do Amazon Prime, Clarence Seedorf, também condenou os comentários do técnico do Benfica, José Mourinho, que parecia sugerir que Vinicius havia incitado a multidão antes do suposto abuso.
Agora Hamilton, 41, que também manifestou seu apoio a Vinicius após um incidente em 2023, divulgou seu apoio, dizendo no Instagram: “Estamos com você, Vini Jr.”
Anúncio
O piloto da Ferrari, Hamilton, que se tornou o primeiro piloto negro da F1 quando ingressou no esporte em 2007 e também é cidadão brasileiro honorário, descreveu anteriormente o abuso dirigido a Vinicius como “devastador”, depois que o internacional brasileiro foi alvo de cantos racistas em um jogo da LaLiga em Valência em 2023.
“Não há espaço para discriminação na sociedade hoje”, disse Hamilton, em 2023. “O desporto precisa de fazer mais; todos nós precisamos de continuar a fazer mais.
Postagem de Lewis Hamilton nas redes sociais em apoio a Vinicius Jr (Instagram/lewishamilton)
“Isso realmente me atinge. Realmente traz à tona emoções, coisas que experimentei – seja no Reino Unido, ou quando estava correndo na Itália, ou na França, ou na Espanha. Pode ser muito doloroso as coisas que as pessoas dizem.
Anúncio
“Acho incrível o que tantos desses [athletes] que eles estão vivenciando o que estão fazendo em campo em termos de se manterem firmes e fortes. Continuando a ser humilde em sua abordagem, não sendo reativo, mas sendo responsável ao seguir em frente, porque sabe que muitas crianças estão assistindo”.
A Uefa, entidade que tutela o futebol europeu, afirma que está analisando o incidente de terça-feira à noite.