A parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação está capacitando profissionais de ensino para orientar a comunidade sobre a dengue.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) abriram as inscrições para o curso Detetives da Saúde na Escola: Desvendando a Dengue, como parte dos esforços de combate à doença. O curso, resultado da parceria entre a SES e a Secretaria de Educação (SEEDF), visa sensibilizar e capacitar os profissionais da rede pública e privada de ensino sobre a dengue, para que possam orientar corretamente os alunos e as famílias sobre as medidas de prevenção.
“Abrimos as inscrições para atender também a rede privada, entendendo que a comunidade em geral precisa se unir no combate ao mosquito da dengue”, comenta Fernanda Monteiro, diretora da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus).
O curso aborda a importância da vacinação contra a dengue, esclarecendo dúvidas e preparando os professores para sensibilizar os responsáveis sobre a importância da imunização. Além disso, são fornecidas informações sobre o mosquito Aedes aegypti e a evolução clínica da doença. A carga horária é de 10 horas e os participantes receberão certificação ao final.
A capacitação é oferecida totalmente online, por meio da plataforma de ensino da Eapsus. Para participar, os interessados devem acessar a página da escola, fazer o cadastro na plataforma, acessar a categoria de Ensino a Distância (EaD), selecionar o curso e realizar a inscrição gratuitamente.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Saúde