Ainda não se sabe o que motivou a agressão
Um estudante foi agredido por outro aluno na última quarta-feira (10), durante a saída do Centro de Ensino em Período Integral Garavelo Park, em Aparecida de Goiânia. Vídeos gravados por outros adolescentes que estudam na unidade mostram o momento da agressão. Nas imagens, a vítima aparece de uniforme escolar caída no chão, aparentemente desmaiada, após levar socos e chutes.
O agressor usa camiseta, bermuda preta e chinelo. Os dois se encaram por alguns instantes até que o adolescente empurra o estudante, dando início à agressão, e a vítima cai sobre a perna de outro estudante que observava a cena.
Mesmo no chão, o aluno continua sendo agredido com chutes. Ao perceber que o estudante não consegue mais reagir, o agressor deixa o local de bicicleta. Em nenhum momento, durante a gravação, alguém tenta impedir a ação. Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), o menino foi atendido pela equipe da escola.
Segundo relatos, a vítima seria uma criança autista, no entanto, a Seduc informou que não há um laudo médico que confirme essa condição. Ainda não se sabe o que motivou a agressão.
Em nota, a Secretaria afirmou que a direção da unidade “agiu para garantir a integridade física dos alunos envolvidos”. O estudante agredido recebeu os primeiros cuidados pelos servidores da escola, e sua família foi comunicada sobre o ocorrido.
Por envolver menores de idade, os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Nota completa Seduc-GO:
“Em relação aos fatos ocorridos na saída dos alunos do Centro de Ensino em Período Integral Garavelo Park, na cidade de Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás esclarece que:
O episódio registrado ao final do período letivo da última quarta-feira é lamentável. Assim que a equipe gestora foi informada, agiu para garantir a integridade física dos estudantes envolvidos. O aluno agredido foi acolhido imediatamente pelos servidores da unidade. A equipe gestora também comunicou o responsável do estudante agredido sobre o ocorrido e prestou apoio à família.
Na manhã desta quinta-feira, a equipe do programa Ouvir e Acolher, composta por psicólogos e assistente social da Secretaria de Educação, esteve na unidade escolar para realizar escuta ativa com os estudantes e trabalhar a cultura da paz no ambiente escolar.
O Núcleo de Saúde dos Estudantes da Seduc Goiás foi acionado para apoiar os familiares. Além disso, foi realizada uma reunião na unidade escolar com os pais e responsáveis pelos estudantes envolvidos.
Na próxima semana, uma equipe da Superintendência de Atenção Especializada deve realizar uma ação na escola para tratar sobre equidade e respeito no ambiente escolar.”
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO)