Com 156 trabalhos apresentados, a escola é destaque no evento
Estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participam do 22º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, realizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). O evento, que começou na quarta-feira (24) e será encerrado nesta sexta-feira (26), ocorre de forma integrada ao 30º Congresso de Iniciação Científica da UnB e reúne mais de 230 estudantes da Escs, com apresentação de 156 trabalhos.
Com o objetivo de promover o conhecimento e inserir os discentes no campo da pesquisa científica, o evento foi dividido em três eixos: artes e humanidades; saúde e vida; e exatas e engenharias. Exibindo uma variedade de temas no campo da saúde, os estudantes da Escs apresentaram trabalhos em formato de pôsteres, submetidos à avaliação de uma banca composta por profissionais de diversas instituições. A programação do congresso também inclui conferências e mesas-redondas, e os projetos mais bem avaliados serão premiados em solenidade cuja data ainda será divulgada.
Para Viviane Peterle, diretora da Escs, o programa de iniciação científica tem se consolidado como um pilar fundamental na formação de estudantes de medicina e enfermagem, pois “a atividade integra-se diretamente à tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão, qualificando a experiência acadêmica”. A gestora afirma que “ao participar de projetos científicos, o estudante não apenas amplia seu olhar crítico, mas aprende a analisar e validar a informação que utiliza em sua prática”.
A participação dos estudantes no congresso é uma oportunidade para estreitar laços acadêmicos e ampliar o conhecimento. “Esse processo é ainda mais valioso porque, ao compreender como o conhecimento é produzido, ele desenvolve autonomia intelectual, senso investigativo e compromisso com a ciência aplicada ao cuidado em saúde”, finaliza.
Pesquisa e bolsas
Durante o período de setembro de 2024 a agosto de 2025, a Escs contabilizou 109 bolsas de iniciação científica fomentadas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), sendo dez bolsas de iniciação científica para ações afirmativas (10% das vagas destinadas a alunos que ingressaram pelo sistema de cotas) e 24 bolsas PIBIC/CNPq e cinco bolsas PIBIC-Af/CNPq para ações afirmativas totalizando 138 estudantes contemplados. Além disso, a escola contou com 95 discentes atuando como voluntários em projetos de pesquisa científica.
Tribuna Livre, com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)