14/11/2025

Estudantes do CED 1 no Riacho Fundo II apresentarão propostas para o novo Plano Nacional de Educação

Alunas do CED 01 do Riacho Fundo II vão participar de um encontro nacional, entre 22 e 24 de abril, onde apresentarão uma proposta voltada para uma educação antirracista e antissexista | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Alunas que integram o Projeto Dandaras e Carolinas vão propor ações para garantir a inclusão de meninas negras, periféricas e quilombolas

Nove estudantes do CED 01 do Riacho Fundo II contribuirão para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece diretrizes para a educação brasileira até 2034. Entre os dias 22 e 24 de abril, as alunas, do Projeto Dandaras e Carolinas, iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com apoio do Fundo Malala, participarão de um encontro nacional, onde apresentarão uma proposta voltada para uma educação antirracista e antissexista. O objetivo é garantir a inclusão e a participação ativa de meninas, adolescentes e jovens negras, periféricas e quilombolas na formulação de políticas educacionais. O evento reunirá, ao todo, 30 meninas de diferentes regiões do país.

Durante os dois dias, as meninas participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, além de agendas no Ministério da Educação e no Ministério da Igualdade Racial. “A implementação de projetos de educação antirracista e antissexista nas escolas não apenas promove o respeito à diversidade, mas também contribuem para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a equidade”, afirma a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

“Queremos que elas compreendam essa legislação e se tornem ativistas para que seus direitos sejam garantidos na lei. Por isso, elas estão elaborando uma petição, na qual defendem um PNE que combata desigualdades e seja antirracista e antisexista”

Cleo Manhas, educadora e assessora política do Inesc

Segundo ela, a Secretaria de Educação promove diversos projetos para incentivar o protagonismo feminino, e essa proposta é importante por atuar na base, orientar as meninas e mostrar caminhos para que se posicionem na sociedade, continuem os estudos e sigam as carreiras que desejam.

Desde julho do ano passado, as jovens se reúnem em ações voltadas para a formação de lideranças de meninas negras. A participante do projeto, Ester Alves, 16, destaca que a petição que irão apresentar para o PNE aborda a realidade dos quilombolas, das periferias e de comunidades tradicionais. “Também falamos sobre povos originários e outras minorias, mas o nosso foco será nos direitos das mulheres e na forma como muitas leis não são devidamente aplicadas. Vamos levar essas pautas para serem discutidas”, afirma. Para ela, o processo foi muito interessante porque, além de colaborar com uma pauta tão importante, o projeto mudou completamente a forma dela de falar, ouvir e se expressar.

“Antes, eu não ligava muito para a opinião dos outros, só respondia ‘sim’ ou ‘não’ e seguia em frente. Hoje, aprendi a respeitar o que cada pessoa tem a dizer. Dentro de casa também mudou muito. Eu era explosiva, falava o que queria do jeito que queria, mas, no projeto, aprendi sobre respeito, não só com os outros, mas comigo mesma”, conta. Ela também passou a enxergar melhor a importância de respeitar a identidade de cada um, pois muitas vezes, julgava sem conhecer a história do outro e, agora, pensa antes de falar e trata todo mundo com mais empatia.

A educadora e assessora política do Inesc, Cleo Manhas, explica que as oficinas abordam a política educacional desde a Constituição Federal, passando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pelo PNE, que é decenal e será renovado este ano. “Queremos que elas compreendam essa legislação e se tornem ativistas para que seus direitos sejam garantidos na lei. Por isso, elas estão elaborando uma petição, na qual defendem um PNE que combata desigualdades e seja antirracista e antisexista. Estamos coletando assinaturas e, na audiência pública, elas vão apresentar essa petição aos parlamentares, explicando os principais desafios que enfrentam”, destaca.

O diretor da escola, Julio Moronari, ressalta que, no contexto escolar, ações como a do Projeto Dandaras e Carolinas são essenciais para estimular debates sobre resistência, educação e igualdade de gênero As trajetórias das mulheres que inspiram a proposta, embora em épocas e lugares distintos, convergem na luta por direitos fundamentais e inspiram as práticas pedagógicas da escola, que são voltadas para a formação cidadã dos estudantes, com viés na garantia dos direitos humanos.

“Ao inserir essa proposta de combate às intolerâncias no nosso ambiente pedagógico, a escola não apenas resgata histórias de resistência, mas também desperta nos alunos a consciência crítica e o desejo de construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma o diretor do CED 01 do Riacho Fundo II.

Para Jonas Freire, o vice-diretor, o mais marcante é ver a resistência das meninas, que se tornaram protagonistas da própria história, com denúncias contra abusos e cobranças de respostas. Ele destaca também a questão das alunas trans, que, sem acesso a um banheiro adequado, tiveram essa lacuna resolvida, que reforça o compromisso da escola com a inclusão. Segundo ele, o projeto fortalece o combate à violência de gênero e permite que as meninas se sintam amparadas e acolhidas, além de superar a invisibilidade que as afetava.

Segunda edição

A segunda edição do projeto, nomeada como Malala, começou em janeiro e vai até julho de 2025. Liderado exclusivamente pelo Inesc, com oficinas presenciais, o instituto trabalha dessa vez com 25 meninas do CED 01 do Riacho Fundo II, todas as sextas-feiras. O foco é mostrar como funciona a política educacional, como é feito o financiamento da educação e por que é importante o ativismo para garantir leis e políticas públicas que combatam discriminações na educação básica.

Para Bella Rodrigues, 16, a motivação para participar do projeto foi a vontade de entender melhor o lugar da mulher na sociedade e os direitos. “Como pessoa trans, percebi o quanto isso é importante, porque aprendemos sobre como podemos nos posicionar e ocupar espaços. Nos debates, observamos o quanto é interessante perceber diferentes realidades. Eu conheço a minha, mas, ao conversar com outras meninas, vejo histórias completamente diferentes, e essa troca tem sido incrível”, conta.

A estudante também ressalta que, desde que entrou, percebeu o quanto isso a ajudou a se sentir melhor consigo mesma, a se reconhecer como mulher e a entender que tem direitos. “Agora, as meninas vão apresentar a pesquisa, e estou muito animada para acompanhar. Conversamos bastante sobre como falar e debater os temas, porque são assuntos muito importantes e envolvem muitas pessoas. Então, estamos nos preparando da melhor forma possível”, destaca.

A previsão é que no segundo semestre de 2025 o projeto chegue a uma escola pública do Plano Piloto, para comparar os desafios enfrentados por escolas periféricas e escolas mais centrais dentro da mesma rede.

Tribuna Livre, com informações do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)

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