30/11/2025

EUA fará desfile militar em 14 de junho, dia do aniversário de Trump

Trump prometeu comemorar o 250º aniversário dos EUA com pompa em 2026, mas neste ano deseja realizar o tão esperado desfile militar, uma ideia que cultivou durante seu primeiro mandato (2017–2021) - (crédito: SAUL LOEB / AFP)

Exército americano foi fundado em 14 de junho de 1775, pouco mais de um ano antes da declaração de independência do país, em 4 de julho de 1776

Os Estados Unidos celebrarão um desfile militar em 14 de junho, data que marca o 250º aniversário da criação do Exército e também o aniversário de 79 anos do presidente Donald Trump.

O Exército americano foi fundado em 14 de junho de 1775, pouco mais de um ano antes da declaração de independência do país, em 4 de julho de 1776.

Trump prometeu comemorar o 250º aniversário dos EUA com pompa em 2026, mas neste ano deseja realizar o tão esperado desfile militar, uma ideia que cultivou durante seu primeiro mandato (2017–2021).

Trump “prestará homenagem aos veteranos americanos, aos militares em serviço ativo e à história militar com um desfile”, escreveu a porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, na rede social X.

Kelly compartilhou também um link de um artigo da Fox News afirmando que o desfile contará com tropas americanas e estudantes das academias militares do país.

Além disso, o evento evocará — com figurantes e equipamentos — a guerra da independência, a guerra civil dos EUA, as duas guerras mundiais, a guerra do Vietnã e conflitos mais recentes, como os do Iraque e do Afeganistão.

“Espetaculares”

O Pentágono prevê a participação de 6.600 soldados, 50 aviões e 150 veículos para esse desfile que, segundo sua porta-voz Heather Hagan, será acompanhado de queima de fogos “espetaculares” e celebrações durante todo o dia no National Mall, uma grande esplanada no centro da capital norte-americana.

“Vamos celebrar o maior e mais belo desfile militar da nossa história”, declarou Pete Hegseth, chefe do Pentágono, à Fox News.

Trump se inspirou no desfile de 14 de julho em Paris, que presenciou a convite do presidente francês Emmanuel Macron em 2017. Ele cogitou realizar algo semelhante em Washington, mas a ideia não se concretizou na época, devido ao custo elevado e aos danos que tanques e veículos pesados poderiam causar nas ruas da capital.

O último grande desfile militar nos EUA ocorreu em 1991, em Washington, para celebrar o fim da Guerra do Golfo.

“Dia da Vitória”

Na véspera do anúncio oficial do desfile pela Casa Branca, Trump declarou sua intenção de rebatizar o fim das duas guerras mundiais como dias de vitória, por considerar que os EUA tiveram papel decisivo.

“Ao fazer este anúncio, renomeio o dia 8 de maio como Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial e o dia 11 de novembro como Dia da Vitória da Primeira Guerra Mundial”, escreveu Trump na quinta-feira na sua plataforma Truth Social.

“Vencemos ambas as guerras, ninguém chegou perto de nós em termos de força, bravura ou brilhantismo militar, mas nunca comemoramos nada. Isso é porque já não temos líderes que saibam como fazer isso!”, disse. “Vamos voltar a celebrar nossas vitórias!”

O presidente republicano, que também exerce o título de “comandante em chefe” do Exército, reformulou por completo a liderança militar dos EUA e destituiu vários oficiais de alta patente.

Como em outros temas, Trump tem feito declarações contraditórias sobre os militares — elogiando sua força, mas também dizendo que estão enfraquecidos.

Durante seu primeiro mandato, teve confrontos com generais e gerou polêmica ao supostamente chamar de “perdedores” os soldados mortos em combate — acusações que ele nega.

O general Mark Milley, que foi chefe do Estado-Maior Conjunto durante o primeiro mandato de Trump, chegou a chamá-lo de “fascista”.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Leia também
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade

Um estado brasileiro planeja proibir supermercados aos domingos

Um estado brasileiro está planejando uma mudança significativa no funcionamento do comércio local. Em um projeto experimental, o governo estadual busca proibir a abertura de supermercados aos domingos. A medida, que visa avaliar os impactos sociais e econômicos de tal restrição, tem gerado debates entre empresários, trabalhadores e consumidores. O

Leia mais...

James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia

A era dos “vazamentos” de filmes e séries ganhou uma nova dimensão com os avanços da Inteligência Artificial (IA). Ferramentas como o Nano Banana Pro do Google, um gerador de imagens capaz de replicar a realidade com precisão, inclusive utilizando a aparência de celebridades, estão transformando a forma como informações

Leia mais...

Morre menino de 9 anos atacado por abelhas em Catalão

João Pedro sofreu mais de 1,5 mil picadas e não resistiu às complicações médicas em hospital de Uberlândia João Pedro, de 9 anos, que havia sido atacado por um enxame de abelhas enquanto brincava em uma mata em Catalão, morreu na segunda-feira (24/11). A informação foi confirmada pela mãe, Rebeca

Leia mais...

Hospital Regional do Gama passa por reforma e amplia acessibilidade

Melhorias estruturais, acessibilidade e modernização de espaços integram o projeto de obras que beneficia servidores e pacientes Com foco no bem-estar da população e na valorização dos servidores, a Secretaria de Saúde (SES-DF) segue investindo em mudanças que tornam o atendimento mais seguro e acolhedor. No Hospital Regional do Gama

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.