23/11/2025

EUA impõem restrições a voos do México e ameaçam parceria da Delta.

O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy (esq.) anunciou a decisão do governo do presidente Donald Trump (dir.).

Segundo o governo norte-americano, o México beneficiou injustamente companhias aéreas locais ao forçar as dos EUA a se transferirem para um novo aeroporto, mais distante.

O governo de Donald Trump (Partido Republicano) impôs, no sábado (19.jul.2025), novas restrições a voos provenientes do México e ameaçou encerrar uma longa parceria entre a Delta Air Lines e Aeromexico. Agora, todas as companhias aéreas mexicanas de passageiros, carga e frete deverão submeter suas programações de voos para aprovação governamental.

O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, citado pela AP (Associated Press), disse que impôs as restrições porque o México violou um acordo comercial bilateral ao forçar companhias aéreas dos EUA a transferirem suas operações do Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, para o Aeroporto Internacional mexicano Felipe Ángeles, localizado a 50 km de distância. A mudança, segundo o secretário, daria às companhias locais vantagem comercial sobre as companhias norte-americanas.

A exigência de aprovação prévia das programações de voos permanecerá até que Duffy considere apropriado o tratamento dado pelo México às companhias aéreas norte-americanas.

Ainda de acordo com a AP, o México é o principal destino estrangeiro para norte-americanos, com mais de 40 milhões de passageiros em 2024.

De acordo com as companhias aéreas, o fim do acordo entre a Delta e a Aeromexico, que existe desde 2016, colocaria em risco cerca de 20 rotas. As empresas estimam que a parceria produz benefícios de US$ 800 milhões para as economias de ambos os países, provenientes de empregos diretos e indiretos, além do turismo.

As companhias também calculam que a perda de voos diretos poderia fazer com que mais de 140 mil turistas norte-americanos e quase 90.000 turistas mexicanos deixassem de visitar o outro país.

Porém, a ordem que encerra a aprovação do acordo entre as companhias aéreas só entraria em vigor em outubro. É provável que as companhias continuem a contestar essa decisão.

“[O ex-presidente] Joe Biden e [o ex-secretário de Transportes] Pete Buttigieg deliberadamente permitiram que o México quebrasse nosso acordo bilateral de aviação”, disse Duffy em seu perfil no X. “Isso acaba hoje. Que essas ações sirvam como um aviso a qualquer país que pense que pode tirar vantagem dos EUA, de nossas companhias aéreas e de nosso mercado”, declarou.

Em comunicado, a Delta disse que “a proposta provisória do DOT de encerrar sua aprovação da parceria estratégica e pró-competitiva entre Delta e Aeromexico causaria danos significativos aos consumidores que viajam entre os EUA e o México, bem como aos empregos nos EUA, comunidades e competição transfronteiriça”.

Tribuna Livre, com informações do Transportes dos EUA

Leia também
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil

Leia mais...

Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá

Imagens capturadas na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam um comportamento inusitado em lobos selvagens, levantando questões sobre a inteligência animal e o uso de ferramentas. Os registros mostram dois lobos puxando as cordas de armadilhas para caranguejos com o objetivo de acessar as iscas ali contidas. A descoberta, que desafia

Leia mais...

Mei: receita federal alerta para novo cálculo de faturamento

Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos a uma nova metodologia de cálculo do faturamento anual, que passa a considerar a soma dos valores movimentados tanto na conta bancária da pessoa física (CPF) quanto na conta jurídica (CNPJ). A medida visa combater a prática de alguns MEIs que buscam ocultar o

Leia mais...

Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel

Um caso complexo envolvendo um caminhão carregado com explosivos e o fechamento de um trecho do Rodoanel tem ganhado contornos inesperados. O incidente, ocorrido na semana passada, surge em um período de intensos debates sobre a equiparação do narcotráfico ao terrorismo, tema que tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Inicialmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.