28/11/2025

EUA suspendem agendamentos para vistos de estudante e querem vasculhar redes sociais de candidatos

EUA suspendem agendamentos para vistos de estudante e querem vasculhar redes sociais de candidatos - (crédito: BBC Geral)

Documento assinado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, impõe novas restrições para estudantes estrangeiros em potencial; medida ocorre em meio a ofensiva de Trump contra universidades de elite.

O governo de Donald Trump, presidente do Estados Unidos, ordenou nesta terça-feira (27/05) que as embaixadas americanas parem de agendar processos para obtenção de vistos de estudante.

Enquanto isso, o governo se prepara para expandir a verificação sobre esses candidatos por meio de suas redes sociais.

Em um memorando enviado aos postos diplomáticos, o secretário de Estado Marco Rubio afirmou que a pausa duraria “até que novas orientações sejam emitidas”.

A mensagem diz que a verificação por meio de redes sociais seria intensificada para vistos de estudante e de intercâmbio, o que teria “implicações significativas” para embaixadas e consulados.

A decisão ocorre em meio à desavença de Trump com algumas universidades de elite dos EUA, como Harvard, que ele considera muito esquerdistas.

O governo Trump argumenta que algumas delas estariam permitindo o antissemitismo nos campi e mantendo políticas de admissão discriminatórias.

O memorando do Departamento de Estado, visto pela CBS News (parceira da BBC nos EUA), ordenou que as embaixadas impedissem que horários vagos em suas agendas pudessem ser usados para estudantes buscando vistos.

Entretanto, o documento permite àqueles com procedimentos já agendados que sigam normalmente.

O memorando também informou que o Departamento de Estado estava se preparando para uma “expansão da triagem e verificação obrigatórias nas redes sociais” a todos os pedidos de visto de estudante.

Estudantes estrangeiros que desejam estudar nos EUA geralmente precisam agendar entrevistas em uma embaixada americana em seu país de origem antes da aprovação.

Muitas instituições de ensino dependem de estudantes estrangeiros para uma parcela significativa de seu financiamento, visto que estes frequentemente pagam mensalidades mais altas.

Quando questionada sobre vistos de estudante, a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, disse a repórteres na terça-feira: “Levamos muito a sério o processo de seleção de quem entra no país e continuaremos fazendo isso.”

Nos últimos meses, o governo Trump congelou centenas de milhões de dólares em financiamento para universidades e tomou medidas para deportar estudantes, revogando milhares de vistos.

Muitas dessas ações foram bloqueadas pelos tribunais.

A Casa Branca acusou algumas universidades americanas de permitir que o ativismo pró-palestino nos campi fosse sequestrado pelo antissemitismo.

Já as universidades acusam o governo Trump de atacar a liberdade de expressão.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Leia também
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais

Sertralina e pregabalina: uso dos remédios pode gerar alucinações?

Medicamentos como pregabalina e sertralina, frequentemente prescritos para tratar diferentes condições, apresentam em suas bulas potenciais efeitos colaterais que demandam atenção. Embora raros, alguns desses efeitos incluem alucinações e confusão mental, conforme indicado nos documentos informativos dos produtos. A pregabalina, utilizada para o tratamento de dores neuropáticas, fibromialgia e crises

Leia mais...

Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft

O ChatGPT-5, a mais recente inovação da OpenAI em modelos de linguagem, eleva a experiência do usuário com avanços significativos em compreensão, raciocínio e geração de conteúdo. Sua capacidade aprimorada em lidar com tarefas complexas, proporcionando respostas mais naturais e contextualizadas, o torna uma ferramenta valiosa para diversas aplicações. Notavelmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.