12/11/2025

Ex-deputado estadual do RJ é preso por ligação com o Comando Vermelho

Segundo Polícia Federal, os suspeitos vendiam armas e equipamentos antidrones até para facções rivais - (crédito: AFP)

Investigação expõe o político e outras quatro pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil do estado deflagraram, nesta quarta-feira (3/9), duas operações simultâneas. Batizadas de Zargun e Bandeirantes, as ações têm o mesmo objetivo: desarticular uma organização criminosa ligada à cúpula de uma das maiores facções do país, o Comando Vermelho (CV). O grupo é especializado no tráfico internacional de armas e drogas, na corrupção de agentes públicos e na lavagem de dinheiro.

O ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva (MDB), conhecido como TH Jóias, foi denunciado por suspeita de envolvimento com a facção. Ele foi preso em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e já havia sido expulso do partido por meio de nota oficial. Outras quatro pessoas também foram denunciadas por participação nos mesmos crimes.

O grupo é acusado de manter vínculos estáveis com a facção, atuando nos Complexos da Maré e do Alemão e na comunidade de Parada de Lucas. Os suspeitos são apontados como intermediários na compra e venda de drogas, armas e equipamentos antidrones, usados para dificultar operações policiais, além de movimentar grandes quantias em dinheiro para financiar as atividades da organização.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Th Jóias teria usado o mandato para favorecer a facção, nomeando criminosos para cargos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e intermediando diretamente a compra e venda de drogas, armas e aparelhos antidrones, além de efetuar pagamentos a integrantes do Comando Vermelho.

Outros dois suspeitos também foram denunciados por envolvimento com a facção. Um deles é apontado como líder responsável pelo controle financeiro do grupo; o outro atuava como tesoureiro, cuidando do armazenamento de drogas, de valores milionários, pagamentos e intermediação de negociações de armas e munições.

O quarto denunciado fornecia equipamentos especializados à facção, especialmente dispositivos antidrones. A quinta acusada, nomeada para um cargo na Alerj, servia como elo entre o grupo criminoso e o Legislativo, ajudando a acobertar as atividades do tesoureiro, com quem é casada.

Simultaneamente, a Polícia Federal cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão. Também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, totalizando R$ 40 milhões, além do afastamento de agentes públicos e da suspensão de atividades de empresas usadas para lavagem de dinheiro.

As autoridades ainda determinaram a transferência emergencial de lideranças da facção para presídios federais de segurança máxima. No balanço final das operações, 15 pessoas foram presas.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ)

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.