12/11/2025

Ex-deputado estadual do RJ é preso por ligação com o Comando Vermelho

Segundo Polícia Federal, os suspeitos vendiam armas e equipamentos antidrones até para facções rivais - (crédito: AFP)

Investigação expõe o político e outras quatro pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil do estado deflagraram, nesta quarta-feira (3/9), duas operações simultâneas. Batizadas de Zargun e Bandeirantes, as ações têm o mesmo objetivo: desarticular uma organização criminosa ligada à cúpula de uma das maiores facções do país, o Comando Vermelho (CV). O grupo é especializado no tráfico internacional de armas e drogas, na corrupção de agentes públicos e na lavagem de dinheiro.

O ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva (MDB), conhecido como TH Jóias, foi denunciado por suspeita de envolvimento com a facção. Ele foi preso em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e já havia sido expulso do partido por meio de nota oficial. Outras quatro pessoas também foram denunciadas por participação nos mesmos crimes.

O grupo é acusado de manter vínculos estáveis com a facção, atuando nos Complexos da Maré e do Alemão e na comunidade de Parada de Lucas. Os suspeitos são apontados como intermediários na compra e venda de drogas, armas e equipamentos antidrones, usados para dificultar operações policiais, além de movimentar grandes quantias em dinheiro para financiar as atividades da organização.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Th Jóias teria usado o mandato para favorecer a facção, nomeando criminosos para cargos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e intermediando diretamente a compra e venda de drogas, armas e aparelhos antidrones, além de efetuar pagamentos a integrantes do Comando Vermelho.

Outros dois suspeitos também foram denunciados por envolvimento com a facção. Um deles é apontado como líder responsável pelo controle financeiro do grupo; o outro atuava como tesoureiro, cuidando do armazenamento de drogas, de valores milionários, pagamentos e intermediação de negociações de armas e munições.

O quarto denunciado fornecia equipamentos especializados à facção, especialmente dispositivos antidrones. A quinta acusada, nomeada para um cargo na Alerj, servia como elo entre o grupo criminoso e o Legislativo, ajudando a acobertar as atividades do tesoureiro, com quem é casada.

Simultaneamente, a Polícia Federal cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão. Também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, totalizando R$ 40 milhões, além do afastamento de agentes públicos e da suspensão de atividades de empresas usadas para lavagem de dinheiro.

As autoridades ainda determinaram a transferência emergencial de lideranças da facção para presídios federais de segurança máxima. No balanço final das operações, 15 pessoas foram presas.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ)

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime entre três dos quatro ministros da Turma – Alexandre de Moraes, Flávio Dino e

Leia mais...

Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

A inteligência artificial (IA) está entrando em uma nova fase de implementação, marcando um ponto de virada para empresas de todos os setores. Após um período inicial de curiosidade e experimentação com modelos de linguagem amplos, as organizações estão percebendo que o verdadeiro poder da IA reside na integração desses

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.