24/11/2025

Ex-deputado Natalino Guimarães tem soltura negada pelo STF

Reprodução / Redes Sociais

Prisão preventiva do ex-deputado foi mantida pelo ministro Dias Toffoli. Guimarães está preso há mais de um mês no Rio de Janeiro

O ex-policial civil e ex-deputado estadual pela Rio de Janeiro Natalino José Guimarães, de 69 anos, teve a prisão preventiva mantida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. A decisão ocorreu na última quinta-feira (9/1). A defesa do ex-parlamentar entrou com pedido de habeas corpus no STF no início desde ano e alega que ele corre risco de morrer na prisão em razão de problemas de saúde.

Natalino está preso há pouco mais de um mês. Ele foi detido no último dia 10 de dezembro, alvo de uma operação do Ministério Público do Rio contra grilagem de terras em Búzios (RJ), na Região dos Lagos.

Guimarães é apontado como um dos fundadores da Liga da Justiça, a primeira milícia do Rio de Janeiro. Ele chegou a ficar detido no presídio Laércio da Costa Pelegrino, Bangu 1, que é de segurança máxima.

Problemas psiquiátricos

A defesa de Guimarães pede que a prisão seja revogada e substituída por regime domiciliar ou medidas alternativas, como o uso de tornozeleira eletrônica. Os advogados do ex-deputado alegam que ele já teve câncer, é diabético, hipertenso e tem problemas psiquiátricos.

Ainda no pedido, os defensores argumentam que Natalino tem um filho com esquizofrenia e que precisa de acompanhamento, já que, segundo a defesa, a mulher de Natalino é idosa e não consegue cuidar do rapaz sozinha.

Em sua decisão, Toffoli afirmou que “as medidas cautelares diversas da prisão não são suficientes para o caso em questão, pois a imputação envolve utilização de violência e grave ameaça por organização criminosa armada, com elevado número de membros, causando enormes transtornos à população de Armação de Búzios”.

O ministro destacou que no dia 13 de dezembro do ano passado o ex-deputado foi atendido no Hospital Penitenciário Doutor Hamilton Agostinho Vieira de Castro e que está recebendo a medicação necessária.

Prisão

Natalino Guimarães foi preso após investigações de denúncias de invasões de terras por grupos armados em diversos terrenos na região da Estrada da Fazendinha. Além dele, outros seis mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços no municípios de Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, além da capital fluminense.

Segundo a denúncia do MPRJ, o grupo estaria em atividade desde 2020, utilizando práticas violentas e fraudulentas para ocupar e comercializar terrenos na região.

Ainda de acordo com as investigações, a quadrilha usava seguranças armados para intimidar moradores e proprietários, e ainda desmatava áreas protegidas e promovia queimadas.

A Estrada da Fazendinha fica no bairro Baía Formosa, em Búzios, próximo à divisa com Cabo Frio.

Em 2008, Natalino já havia cumprido pena por porte ilegal de armas e formação de quadrilha. Na época, foi apontado pela polícia e pelo MPRJ como um dos chefes da Liga da Justiça, milícia que atuava na Zona Oeste do Rio.

Em 2009, foi condenado pela Justiça junto com o irmão, Jerônimo Guimarães, o Jerominho, por integrar a milícia conhecida como Liga da Justiça. Depois disso, ele ficou 10 anos preso em um presídio federal, foi transferido para Bangu e lá ficou até ser solto em 2018.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Sertralina e pregabalina: uso dos remédios pode gerar alucinações?

Medicamentos como pregabalina e sertralina, frequentemente prescritos para tratar diferentes condições, apresentam em suas bulas potenciais efeitos colaterais que demandam atenção. Embora raros, alguns desses efeitos incluem alucinações e confusão mental, conforme indicado nos documentos informativos dos produtos. A pregabalina, utilizada para o tratamento de dores neuropáticas, fibromialgia e crises

Leia mais...

Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft

O ChatGPT-5, a mais recente inovação da OpenAI em modelos de linguagem, eleva a experiência do usuário com avanços significativos em compreensão, raciocínio e geração de conteúdo. Sua capacidade aprimorada em lidar com tarefas complexas, proporcionando respostas mais naturais e contextualizadas, o torna uma ferramenta valiosa para diversas aplicações. Notavelmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.