07/12/2025

Ex-funcionário revela esquema de falsificação de bebidas: “Ganhava R$ 400”

Caso veio à tona após as recentes operações de fiscalização em bares e apreensões de garrafas suspeitas em várias cidades paulistas • Reprodução

Adulteração não envolvia metanol, substância que tem causado uma onda de intoxicações no estado, mas a troca de bebidas de baixo custo por marcas mais caras em Taubaté

Um homem que preferiu não se identificar afirmou ter participado de um esquema de falsificação de bebidas alcoólicas em um restaurante que possui unidade em Taubaté, no interior de São Paulo.

Posteriormente, ele disse ter aberto Boletim de Ocorrência por ter sofrido ameaças.

Segundo ele, a adulteração não envolvia metanol — substância que tem causado uma onda de intoxicações no estado —, mas a troca de bebidas de baixo custo por marcas mais caras.

O caso veio à tona após as recentes operações de fiscalização em bares e apreensões de garrafas suspeitas em várias cidades paulistas.

De acordo com o relato, o dono do restaurante comprava bebidas de marcas mais baratas, que eram colocadas em garrafas de marcas caras.

“Lá não usava metanol. Ele só comprava uma vodca inferior e eu só falsificava, lacrava tudo. Também era assim com o uísque. Eu enchia o uísque mais barato na garrafa de uma marca cara e só apertava até encher”, contou.

O homem afirma que chegou a ganhar cerca de R$ 400 em um fim de semana apenas para realizar a falsificação de bebidas em outra unidade do mesmo grupo, no litoral paulista. “Nenhum cliente percebe, né? E sei que é errado. Sei que é errado todas essas coisas que eu fiz”, disse.

Em vídeos compartilhados por ele, é possível ver o momento em que as bebidas são adulteradas, além de irregularidades de higiene em cozinhas e áreas de preparo de alimentos. Em uma das imagens, o micro-ondas usado no local aparece em condições ruins. Ele afirma que o equipamento chegou a ser trocado após reclamações.

Ele também relatou ter recebido ameaças após a divulgação dos vídeos e afirmou que teme por sua segurança. “Em junho, ele foi até a porta da minha casa com uma caminhonete. Eu fui fazer o Boletim de Ocorrência. Agora, eu saí de casa, eu estou morando no interior do interior”, contou.

Tribuna Livre, com informações da CNN

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.