13/11/2025

Ex-presidente do Sri Lanka é internado em UTI após ser preso

Wickremesinghe foi transferido ao principal hospital de Colombo após piora do quadro de saúde na prisão - (crédito: Ishara S. KODIKARA / AFP)

Ranil Wickremesinghe, 76, foi hospitalizado com desidratação aguda um dia depois de ser detido por suspeita de desvio de fundos públicos

O ex-presidente do Sri Lanka Ranil Wickremesinghe foi transferido de emergência neste sábado (23) para a unidade de cuidados intensivos de um hospital público, um dia depois de ser preso preventivamente enquanto era investigado por desvio de fundos públicos.

Wickremesinghe, que foi preso de forma preventiva na noite de sexta-feira, apresentava grave desidratação e sob vigilância estrita, segundo informou à AFP Rukshan Bellana, vice-diretor geral do Hospital Nacional de Colombo.

“É necessário observá-lo de perto e tratá-lo de desidratação aguda para evitar complicações graves”, afirmou Bellana, após apontar que, ao chegar, ele sofria de diabetes severa e hipertensão arterial.

No entanto, informou que o estado atual de Wickremesinghe é “estável”.

O ex-mandatário, a figura mais proeminente da oposição, foi transferido para o principal hospital do país devido à deterioração de sua saúde e à falta de instalações adequadas para seu tratamento na prisão, informou um porta-voz do sistema prisional.

Legisladores da oposição que o visitaram no início do dia na prisão informaram que ele estava de bom humor.

Um tribunal em Sri Lanka decretou na sexta-feira a prisão preventiva do ex-presidente como parte de uma campanha anticorrupção promovida desde a chegada ao poder, em setembro, de um governo de esquerda.

Wickremesinghe foi acusado de usar fundos públicos para financiar uma visita privada ao Reino Unido em setembro de 2023, enquanto voltava de participar da cúpula do G77 em Havana e da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

Os crimes acarretam uma pena máxima de 20 anos de prisão e uma multa máxima de três vezes o valor dos fundos desviados, estimados em 16,6 milhões de rúpias (cerca de 300 mil reais).

O ex-líder, de 76 anos, foi a Londres para participar da cerimônia de nomeação de sua esposa como professora honorária pela Universidade de Wolverhampton e afirma que os custos da viagem foram cobertos por ela.

A oposição acusa o governo de prender seu líder por medo de que ele pudesse retornar ao poder.

Wickremesinghe assumiu a presidência em julho de 2022 após a renúncia de Gotabaya Rajapaksa, após meses de protestos em meio a uma grave crise econômica.

Durante seu mandato, conseguiu um empréstimo de 2,9 bilhões de dólares do Fundo Monetário Internacional (FMI), em troca de um aumento brusco nos impostos e a eliminação dos subsídios à energia. Em setembro de 2024, perdeu as eleições para o atual presidente, Anura Kumara Dissanayake.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
exploso-estelar-scaled-1
Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito
Musica-1200x675-1
Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
deepfake
Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes
SALOUTTI-1200x675-1
Inteli forma a primeira turma e promete revolução na educação tecnológica
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
2025-06-25T143726Z_1_LYNXMPEL5O0R4_RTROPTP_3_OPENAI-RESTRUCTURING
Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados

Uma nova proposta legislativa apresentada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) redefine os limites da atuação da Polícia Federal (PF) em investigações que envolvam facções criminosas. O texto, um substitutivo a um projeto anterior, estabelece que a PF poderá conduzir tais investigações, desde que em colaboração ou com a devida

Leia mais...

Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo

Ferramenta padroniza informações de todas as áreas em um único repositório e torna mais ágil e efetivo o planejamento estratégico A partir de agora, o Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF) passa a atuar como Data Lake Governamental, um repositório centralizado de grande volume de dados

Leia mais...

Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

A tensão política em Santa Catarina reverberou em São Paulo, desencadeando uma série de reações e críticas que envolvem membros da família Bolsonaro e figuras públicas. O foco da controvérsia se iniciou após uma discussão entre a deputada estadual Ana Campagnolo e Carlos Bolsonaro, e ganhou novos contornos com a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.