A Federação Irlandesa de Futebol (FAI) apresentou uma candidatura preliminar para sediar a final da Liga dos Campeões Feminina no Aviva Stadium, em Dublin, em 2029.
Dublin foi apresentada como potencial cidade-sede em uma manifestação de interesse da FAI à Uefa em outubro.
Anúncio
A FAI afirmou que está numa “posição forte” para acolher a final devido à crescente popularidade do futebol feminino na República da Irlanda.
A associação tem consultado o Aviva Stadium, a Câmara Municipal de Dublin e o departamento de cultura, comunicações e desporto do governo irlandês para determinar “legado, viabilidade e custos”.
A República da Irlanda qualificou-se para o Campeonato do Mundo Feminino de 2023, na Austrália, e a capitã Katie McCabe foi fundamental para que o Arsenal se sagrasse campeão europeu e mundial nos últimos 12 meses.
Junto com o Estádio Aviva, o Estádio do Principado em Cardiff foi uma das três outras propostas potenciais para sediar a decisão de 2029.
Anúncio
O Parc Olympique Lyonnais de Lyon e o St. Jakob-Park em Basileia, Suíça, declararam interesse em sediar as finais de 2028 ou 2029.
As propostas finais devem ser apresentadas em junho e a Uefa deve anunciar o estádio anfitrião vencedor em setembro.
O capitão da República da Irlanda, McCabe, ajudou o Arsenal a vencer a Liga dos Campeões em maio, após uma vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona, em Lisboa.
O Ullevaal Stadion, em Oslo, na Noruega, sediará a final desta temporada e a final de 2026-27 será realizada em Varsóvia, na Polônia.
O Aviva Stadium sediou a final masculina da Liga Europa em 2011 e 2024, e deverá sediar jogos da fase final do Euro 2028.
[BBC]
Ben Haines, Ellen White e Jen Beattie estão de volta para mais uma temporada do podcast Women's Football Weekly. Novos episódios aparecem todas as terças-feiras na BBC Sounds, além de encontrar entrevistas e conteúdo extra da Superliga Feminina e muito mais no Feed semanal de futebol feminino