Falece o presidente da Namíbia, ex-ativista contra o Apartheid

Desde jovem, dedicou-se ao ativismo contra o regime sul-africano do Apartheid, que então governava a Namíbia. - (crédito: Phill Magakoe / AFP)

Hage Geingob faleceu no último domingo (4/2) devido a complicações de um câncer.

O presidente da Namíbia, Hage Geingob, faleceu neste domingo (4) aos 82 anos, em um hospital da capital Windhoek, onde estava recebendo tratamento contra o câncer, conforme anunciado pela presidência do país sul-africano em comunicado oficial. Geingob ostentou a posição de primeiro-ministro por um recorde de 12 anos, antes de se tornar o terceiro presidente da Namíbia em 2014, sendo o primeiro a não pertencer ao grupo étnico majoritário Ovambo.

Desde a juventude, Geingob se dedicou ao ativismo contra o regime do Apartheid da África do Sul, que governava a Namíbia na época. Sua luta levou ao exílio, inicialmente em Botswana e posteriormente nos Estados Unidos.

O comunicado oficial, assinado pelo presidente em exercício, Nangolo Mbumba, expressou profundo pesar pela perda de Geingob e pediu calma e serenidade à população, enquanto o governo lida com os procedimentos necessários, preparativos e outros protocolos estatais. Em janeiro, o gabinete presidencial havia divulgado que uma biópsia durante um exame médico de rotina detectou a presença de “células cancerígenas” no organismo do chefe de Estado.

A Namíbia, um país semidesértico na África Austral, alcançou a independência em 1990, sendo um dos últimos Estados africanos a conquistar tal status. As eleições presidenciais e legislativas estão agendadas para o final do ano.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress