30/11/2025

Fazenda alerta para maior imposto do mundo e tenta reverter reforma tributária no Senado

Projeção tenta sensibilizar parlamentares a diminuir a lista de benefícios

A reforma tributária ganhou tantas exceções na Câmara dos Deputados que, no fim, o imposto brasileiro poderá ser o maior do mundo.

Esse é o alerta do Ministério da Fazenda que aponta para a lista de exceções como as culpadas pela provável alíquota final de 27% do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

A projeção tenta sensibilizar o Senado a diminuir a lista de benefícios da reforma dos impostos. Em outras palavras, o Ministério diz que o texto prevê tantas meias-entradas que o preço final do ingresso será, talvez, o mais caro do mundo.

O estudo de nove páginas divulgado na noite desta terça-feira (8) destrincha o impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado com folga no começo de julho.

O texto foi entregue pelo ministro Fernando Haddad ao senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do texto no Senado.

Nele, a Fazenda reconhece que as estimativas não são precisas, pois dependem de uma série de fatores que ainda estão longe de definição. Apesar dessa incerteza, o Ministério diz que há como estimar o resultado do que já está aprovado pela Câmara.

“É possível estimar qual seria a alíquota com base em algumas hipóteses que busquem refletir, de forma realista, os impactos do texto da PEC 45 aprovado pela Câmara”.

E o impacto não é pequeno. Pelas contas da Fazenda, as exceções acrescentam 4,89 pontos na alíquota final do IVA. Assim, o imposto pago subiria de 22% para 27% no cenário conservador.

É o mesmo número da Hungria, país com a maior alíquota do tributo entre os países mais desenvolvidos da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

No cenário otimista, a alíquota final — também impactada pela série de exceções — seria um pouco menor, de 25,45%.

O estudo da Fazenda reconhece que as duas alíquotas são “elevadas para padrões internacionais”.

Os números, porém, “apenas revelam o fato de que o Brasil é um dos países em que a tributação do consumo de bens e serviços, como proporção do PIB, está entre as mais elevadas do mundo”.

“Penso que o texto precisa ter uma limada”, disse o ministro Haddad após a reunião com o relator da reforma no Senado. “Vamos mostrar ao país o que acontece quando alguém entra ou sai (na lista de exceções)”, disse.

Escadinha da alíquota

O cenário base citado pelo estudo não prevê tratamentos diferenciados a setores da economia, exceto a manutenção do Simples (regime das pequenas empresas) e da Zona Franca de Manaus.

A alíquota final, porém, aumenta — como uma escada — à medida que são contabilizadas as exceções. Entre elas, estão a prevista para o agronegócio, cesta básica, educação privada, saúde privada e outros segmentos de bens e serviços.

Além disso, o estudo também estima o impacto do tamanho do benefício: primeiro, com redução de metade da alíquota para esses setores e, depois, com redução de 60% do imposto, como consta na versão final aprovada pelos deputados.

O estudo de nove páginas divulgado na noite desta terça-feira (8) destrincha o impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado com folga no começo de julho.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
Liberta-10
Evangélico de esquerda relata agressão em ato pró-bolsonaro e viraliza
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
f1280x720-163128_294803_5050
Ex-de aécio neves comercializa produtos para longevidade sem aval da anvisa
26out2025-donald-trump-e-lula-deram-aperto-de-mao-1761471246610_v2_900x506
Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
iStock-491668694-1068x887-1-1024x850-1
Justiça não se posterga: consciência negra exige julgamentos transformadores
f1280x720-162909_294584_5050
Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes
f1280x720-154594_286269_5050
Alívio na economia: brasil conquista r$ 51 bilhões após acordo tarifário com os eua
54879511412_c116fd07d7_o-1
Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil

Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings

Os serviços de streaming se tornaram o principal destino para quem busca entretenimento de qualidade. Neste fim de novembro, uma variedade de produções tem atraído a atenção do público, desde dramas intensos até thrillers cheios de suspense e animes que cativam espectadores de todas as idades. Um levantamento recente aponta

Leia mais...

Cefet: ataque a tiros deixa duas servidoras mortas

Um trágico ataque a tiros em uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) resultou na morte de duas funcionárias da instituição. O autor dos disparos, também servidor do Cefet, é apontado como o responsável pelo ataque. As vítimas eram funcionárias da instituição. As informações preliminares indicam que o

Leia mais...

Último dia para doar roupas para egressos do sistema prisional

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Distrito Federal (GMF/DF), encerra nesta sexta-feira, 28 de novembro, a campanha de arrecadação de roupas e sapatos destinada a egressos do sistema prisional. A iniciativa

Leia mais...

Governo alivia bolso do consumidor com redução na conta de luz

Contas de luz terão um custo menor para os consumidores em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a mudança na bandeira tarifária, que passa da vermelha para a amarela. A alteração representa um alívio no orçamento das famílias, especialmente em um período de maior consumo de energia

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.