01/01/2026

Fazenda alerta para maior imposto do mundo e tenta reverter reforma tributária no Senado

Projeção tenta sensibilizar parlamentares a diminuir a lista de benefícios

A reforma tributária ganhou tantas exceções na Câmara dos Deputados que, no fim, o imposto brasileiro poderá ser o maior do mundo.

Esse é o alerta do Ministério da Fazenda que aponta para a lista de exceções como as culpadas pela provável alíquota final de 27% do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

A projeção tenta sensibilizar o Senado a diminuir a lista de benefícios da reforma dos impostos. Em outras palavras, o Ministério diz que o texto prevê tantas meias-entradas que o preço final do ingresso será, talvez, o mais caro do mundo.

O estudo de nove páginas divulgado na noite desta terça-feira (8) destrincha o impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado com folga no começo de julho.

O texto foi entregue pelo ministro Fernando Haddad ao senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do texto no Senado.

Nele, a Fazenda reconhece que as estimativas não são precisas, pois dependem de uma série de fatores que ainda estão longe de definição. Apesar dessa incerteza, o Ministério diz que há como estimar o resultado do que já está aprovado pela Câmara.

“É possível estimar qual seria a alíquota com base em algumas hipóteses que busquem refletir, de forma realista, os impactos do texto da PEC 45 aprovado pela Câmara”.

E o impacto não é pequeno. Pelas contas da Fazenda, as exceções acrescentam 4,89 pontos na alíquota final do IVA. Assim, o imposto pago subiria de 22% para 27% no cenário conservador.

É o mesmo número da Hungria, país com a maior alíquota do tributo entre os países mais desenvolvidos da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

No cenário otimista, a alíquota final — também impactada pela série de exceções — seria um pouco menor, de 25,45%.

O estudo da Fazenda reconhece que as duas alíquotas são “elevadas para padrões internacionais”.

Os números, porém, “apenas revelam o fato de que o Brasil é um dos países em que a tributação do consumo de bens e serviços, como proporção do PIB, está entre as mais elevadas do mundo”.

“Penso que o texto precisa ter uma limada”, disse o ministro Haddad após a reunião com o relator da reforma no Senado. “Vamos mostrar ao país o que acontece quando alguém entra ou sai (na lista de exceções)”, disse.

Escadinha da alíquota

O cenário base citado pelo estudo não prevê tratamentos diferenciados a setores da economia, exceto a manutenção do Simples (regime das pequenas empresas) e da Zona Franca de Manaus.

A alíquota final, porém, aumenta — como uma escada — à medida que são contabilizadas as exceções. Entre elas, estão a prevista para o agronegócio, cesta básica, educação privada, saúde privada e outros segmentos de bens e serviços.

Além disso, o estudo também estima o impacto do tamanho do benefício: primeiro, com redução de metade da alíquota para esses setores e, depois, com redução de 60% do imposto, como consta na versão final aprovada pelos deputados.

O estudo de nove páginas divulgado na noite desta terça-feira (8) destrincha o impacto das alterações feitas pelos deputados no texto aprovado com folga no começo de julho.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
fta20230210019
Cerco a pirataria digital: bloqueio maciço de sites e aplicativos no brasil
afp-jim-watson-mostra-o-presidente-dos-eua-donald-trump-e-em-washington-dc-em-9-de-julho-de-2025-e-o-presidente-venezuelano-nicolas-maduro-d-em-caracas-em-31-de-julho-de-2024
Trump confirma telefonema com maduro em meio a tensões
Liberta-10
Evangélico de esquerda relata agressão em ato pró-bolsonaro e viraliza
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
f1280x720-163128_294803_5050
Ex-de aécio neves comercializa produtos para longevidade sem aval da anvisa
26out2025-donald-trump-e-lula-deram-aperto-de-mao-1761471246610_v2_900x506
Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
iStock-491668694-1068x887-1-1024x850-1
Justiça não se posterga: consciência negra exige julgamentos transformadores
f1280x720-162909_294584_5050
Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes

Netanyahu e Trump se reúnem nos EUA para discutir futuro de Gaza

Premiê israelense e presidente dos Estados Unidos se encontrarão na residência de Donald Trump no Mar-A-Lago, na Flórida O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está nos Estados Unidos para se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta segunda-feira (29/12), e discutir o acordo de trégua na Faixa de Gaza.

Leia mais...

Santos adota gramado sintético no CT Rei Pelé

Peixe espera aumento no desempenho dos atletas com novidade O Santos anunciou uma importante mudança em sua estrutura. O Peixe divulgou, nesta segunda-feira (29/12), que começou o processo de instalação de grama sintética no campo 1 do CT Rei Pelé. Segundo o Alvinegro, o piso promete “mais durabilidade, menor necessidade

Leia mais...

Varejo cresce 2,6% no Natal com foco em itens essenciais

Compras on-line avançam 10,2%, enquanto setores tradicionais de presentes recuam, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado O varejo brasileiro registrou crescimento nominal de 2,6% no Natal de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e consideram

Leia mais...

Focus: projeção de crescimento do PIB de 2025 segue em 2,26%

A estimativa intermediária do Focus para o crescimento da economia brasileira em 2026 continuou em 1,80% pela terceira semana seguida A mediana do relatório Focus para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025 permaneceu em 2,26%. Um mês antes, era de 2,16%. Considerando apenas as 65 projeções

Leia mais...

Oposição articula ofensiva por impeachment de Moraes

Liderada por Cabo Gilberto Silva (PL), bancada pretende interromper recesso e levar pedido ao Senado A oposição ao governo na Câmara dos Deputados decidiu interromper o recesso parlamentar para intensificar a pressão pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma coletiva de imprensa foi marcada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.