20/12/2025

Feira Pet na passarela do Anexo do Buriti é chance responsável para cães e gatos serem adotados

Além da adoção de alguns animais, os organizadores comemoram a oportunidade de conscienti¬zar um grande número de pessoas para a importância de evitar o abandono e os maus-tratos de animais | Foto: Vinícius de Melo/Seec

Sétima edição do evento segue nesta quinta-feira (14), das 9h às 16h; no local, público recebe orientações sobre cuidados, vacinas e alimentação apropriada

A chegada dos servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) ao trabalho nesta quarta-feira (13), no Anexo do Palácio do Buriti, foi diferente: pela sétima vez desde 2023, eles foram recebidos por cães e gatos — entre filhotes e adultos de pequeno porte —, todos aptos para a adoção. Ao lado, eles também puderam conferir expositores que ofereciam brinquedos e acessórios variados, como arranhadores e comedouros.

A mudança de rotina é provocada pela Feira Pet, que continua nesta quinta-feira (14), das 9h às 16h. O evento é promovido pela Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), em parceria com instituições de proteção animal.

Mesmo antes do fim, a feira já contabiliza resultados positivos. Além da adoção de alguns animais, os organizadores comemoram a oportunidade de conscienti¬zar um grande número de pessoas para a importância de evitar o abandono e os maus-tratos a animais. No primeiro dia, servidores e visitantes tiveram contato com cães e gatos disponíveis para adoção, receberam informações sobre cuidados, como vacinas e alimentação apropriada para cada idade do pet, e aprenderam mais sobre a importância da adoção responsável.

O secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, visitou o local e logo pegou uma cadelinha para protegê-la do frio. Ele, que tem cinco cães em casa e só não adotou mais um por falta de espaço, elogiou o evento. “Promove o elo dos servidores com a adoção e com o apadrinhamento responsável dos animais que são resgatados”, exaltou.

Castração

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan) lembra que, segundo dados da Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), existem entre 1,5 milhão e 1,7 milhão de cães e gatos abandonados pelas ruas do Distrito Federal. Para colaborar com a diminuição desse número de pets abandonados, a Sepan criou o programa de castração, que ajuda interessados de todo o DF a fazerem o procedimento em seus animais de forma gratuita.

A veterinária Ana Paula Pinhata, representante do Instituto Cultural do Bem-Estar Animal (Icbem), classificou a castração como “meio mais importante para reduzir o abandono e os maus-tratos”. Ela também ressaltou que houve uma mudança no perfil dos animais abandonados: “Antes, eram os vira-latas que lideravam a lista. Hoje, são encontrados na rua muitos animais de raça, como shih tzu, husky e pitbull”. Atualmente, o Icbem tem mais de 100 animais sob cuidado de suas equipes de voluntários.

À primeira vista

A máxima de que o cão é quem escolhe o seu dono parece ser uma verdade quando animais são expostos em eventos de doação e adoção. Henriette Fortes, servidora da Subsecretaria de Progra¬mas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Economia, era só alegria com uma cadela filhote aconchegada nos braços. “Foi essa cachorrinha linda que me escolheu. Ela veio para o meu colo e não quis me soltar mais. Então, vai comigo para casa”, contou. O nome do animalzinho ficará para o filho, de 18 anos, definir.

A cachorrinha que escolheu a servidora é um dos cinco filhotes levados para a Feira Pet pela colaboradora do Icbem Fabiana Santana — que tem 12 cães sob seus cuidados em casa. Uma delas, resgatada, é mãe da ninhada levada para adoção. Ao entregar a pequena para Henriette, Fabiana fez as recomendações sobre vacinas e ração, comemorou e sentiu-se com o dever cumprido: “Afinal, um dos pressupostos do Icbem é dar preferência para que o pet vá para uma família, não para um abrigo”.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Economia

Leia também
12)
Trânsito da Esplanada e Arapoanga será alterado neste domingo (21/12)
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia.
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares

Governo de Valparaíso de Goiás entrega novas viaturas à AMTT

Investimento reforça a fiscalização, a organização do trânsito e a mobilidade urbana no município A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás realiza, nesta quarta-feira (17), a entrega de novas viaturas à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), reafirmando o compromisso com a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Leia mais...

Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado

Documento aponta inflação pressionada pela demanda, incertezas no cenário interno e externo e reforça cautela na condução da política monetária Em comunicado divulgado nesta terça-feira (16/12), o Comitê de Política Monetária (Copom) defendeu a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano “por um período bastante prolongado”,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.