Quando o West Ham fez de Matheus Fernandes sua terceira maior contratação de todos os tempos, em um acordo de mais de £ 30 milhões em agosto, quase certamente houve a sensação de que sua criatividade poderia ajudar a mitigar a saída iminente de Lucas Paquetá.
Paquetá tinha dois anos restantes de seu contrato no Estádio de Londres, tinha acabado de ser inocentado de supostamente ter recebido um cartão amarelo deliberadamente por uma comissão reguladora independente e nunca parecia provável que fosse prorrogado após anos turbulentos dentro e fora do campo.
Anúncio
Fernandes era conhecido por sua produção ofensiva, qualidade técnica e papel na construção, bem como por seu alto ritmo de trabalho e pressão no Southampton, mas tem sido usado em uma função mais defensiva até agora no leste de Londres.
No entanto, a necessidade de Fernandes entregar de forma criativa parece ter surgido mais cedo do que o West Ham esperava, com o Flamengo fechando um acordo para recontratar Paquetá, apesar dos Hammers indicarem relutância em vender no início de janeiro.
O internacional brasileiro foi titular em 18 das 21 primeiras partidas do clube na Premier League, mas esteve ausente nas duas últimas – vitórias impressionantes sobre Tottenham e Sunderland.
Na sua ausência, Fernandes – que foi titular em 20 partidas e uma aparição como reserva nesta temporada – ajudou o gol de abertura de Crysensio Summerville no Spurs e seguiu com um raio de longo alcance contra os Black Cats.
Anúncio
Em ambos os jogos, o jovem de 21 anos começou no meio-campo ao lado de Tomas Soucek, permitindo mais proteção para avançar e se juntar às novas contratações de ataque Pablo e Taty Castellanos.
Curiosamente, ele e Paquetá se comparam de forma semelhante ao analisar sua criatividade.
Na Premier League, tanto Paquetá quanto Fernandes criaram 23 chances nesta temporada, ambos completaram 16 dribles, 16 cobranças bem-sucedidas, ambos cruzaram a bola 35 vezes e ambos registraram cinco participações em gols.
Paquetá fez 387 passes bem-sucedidos no meio-campo adversário, contra 383 de Fernandes, e lidera o caminho para passes para o terço final e bolas em profundidade, mas o internacional português completou passes longos com mais sucesso e completou corridas mais progressivas.
Anúncio
Embora o West Ham certamente procure reinvestir no mercado caso a saída de Paquetá seja concluída, com Pablo e Castellanos já de passagem, mais responsabilidade recairá sobre Fernandes para adicionar astúcia e imaginação e fornecer invenção no terço final.
Ele parece pronto para fazer exatamente isso.
Com a notícia de que Paquetá parece prestes a se transferir para o Flamengo por £ 35 milhões, como você se sente em relação à sua saída iminente? O West Ham precisa entrar no mercado para substituí-lo? Ou deveriam investir em outro lugar?
Entre em contato com suas opiniões aqui
[BBC]