14/11/2025

Filho de princesa da Noruega é acusado por 32 crimes, sendo quatro estupros

Marius Borg Høiby é fruto de relacionamento anterior ao casamento da mãe Mette Marit com o príncipe herdeiro Haakon - (crédito: Håkon Mosvold Larsen/NTB/AFP)

Marius Borg Høiby também é acusado de agressões físicas e morais contra a ex-companheira, Nora Haukland

Marius Borg Høiby, filho mais velho da princesa Mette-Marit, da Noruega, foi acusado de quatro estupros e poderá ser condenado a até 10 anos de prisão. A informação foi anunciada pela Procuradoria-Geral na segunda-feira (18/8).

Ao todo, Marius é acusado de 32 crimes. Além dos quatro estupros, ele foi acusado de maus-tratos a pessoas próximas e de gravar imagens sem consentimento. “A pena máxima para os crimes mencionados na acusação é uma condenação de prisão de até dez anos. São atos gravíssimos que podem deixar sequelas duradouras e destruir vidas”, citou o procurador-geral da Noruega, Sturla Henriksbø.

Ainda segundo o procurador-geral, Høiby teria estuprado quatro mulheres enquanto elas dormiam. Ele também é acusado de agressões físicas e morais contra a ex-companheira, Nora Haukland, a única identificada pela Procuradoria, entre o verão de 2022 e o outono de 2023.

“Em várias ocasiões, ele teria batido a porta na cara dela, batido a cabeça dela contra a parede e empurrado ela contra a geladeira”, acrescentou Henriksbø.

Nascido de um relacionamento anterior ao casamento da mãe Mette Marit com o príncipe herdeiro Haakon, Marius Borg Høiby foi preso em 4 de agosto de 2024 sob suspeita de agredir a companheira.

Em uma declaração pública feita 10 dias após a prisão, ele afirmou ter agido “sob o efeito do álcool e da cocaína após uma discussão”, sofrer de “transtornos mentais” e lutar “há muito tempo contra o vício”.

Esses fatos desencadearam uma série de outras revelações e denúncias de 16 vítimas, disse o procurador-geral. “O fato de Marius Borg Høiby fazer parte da família real não deve, obviamente, significar que ele será tratado com maior indulgência ou com maior severidade do que se atos semelhantes tivessem sido cometidos por outros”, pontuou Henriksbø.

Os quatro estupros pelos quais Borg Høiby é acusado ocorreram em 2018, 2023 e 2024, o último deles após o início da investigação policial.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
Podcast-Siemens-1200x675-1
Indústria 4.0: siemens e greylogix revelam futuro digital em alimentos e bebidas
exploso-estelar-scaled-1
Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito
Musica-1200x675-1
Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
deepfake
Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes
SALOUTTI-1200x675-1
Inteli forma a primeira turma e promete revolução na educação tecnológica
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
2025-06-25T143726Z_1_LYNXMPEL5O0R4_RTROPTP_3_OPENAI-RESTRUCTURING
Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.