10/12/2025

Fim da greve: governo e servidores do meio ambiente fecham acordo

Em operação recente no sul do Amazonas, o Ibama destruiu nove madeireiras que atuavam clandestinamente na região. - (crédito: Reprodução TV Globo)

Acordo abrange funcionários do Ibama e do ICMBio e trata de cargos da carreira de especialista em meio ambiente

Servidores do meio ambiente encerraram a greve, após assinar um acordo de reajustes salarial e de plano de carreira com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), na segunda-feira (12/8).

O tratado, que engloba funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), abrangeu os cargos da carreira de especialista em meio ambiente, plano especial de cargos do Ministério do Meio Ambiente e de Mudança do Clima (MMA) e do Ibama (PECMA) e dos quadros de pessoal do MMA, Ibama e ICMBio.

Quanto ao reajuste salarial, o acordo prevê aumento de 21% nos cargos de nível superior e 23% nos de nível médio. Esse reajuste será feito no acumulado do biênio 2025 e 2026. A discussão sobre reajustes salariais e reestruturação de carreira começou no ano passado.

Além do reajuste, a proposta prevê a criação grupo de trabalho para analisar, em até 120 dias, a indenização de fronteira e o pagamento do adicional de risco. Outra mudança será o aumento dos níveis de carreira: de 13 do nível superior e 15 do nível médio para 20, em ambos os casos.

Greve

Em junho passado, as categorias de servidores do meio ambiente deflagraram greve. Essa paralisação impactou em operações especiais de combate ao desmatamento, que registrou aumento na Amazônia Legal em julho. O governo atrelou esse aumento à greve dos funcionários ambientais.

O governo também, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), acionou, em julho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) por considerar a greve como “ilegal”. A corte acatou a interpretação da AGU, e ordenou o retorno às atividades dos funcionários do Ibama e do ICMBio.

Tribuna Livre, com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.