Fiscalização da ANP expõe fraudes em postos de combustíveis

Uma força-tarefa de fiscalização do mercado de combustíveis foi realizada em novembro de 2025 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Baseada em grande parte nas denúncias recebidas pelo órgão regulador, a operação envolveu 485 postos de combustíveis automotivos em 18 unidades da federação, além de 16 revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), 11 transportadores-revendedores-retalhistas (TRR) e 21 estabelecimentos de outros tipos, a exemplo de revendas de lubrificantes, usinas de etanol, usinas de biodiesel, postos de combustíveis marítimos e de aviação.

O resultado foi a emissão de 116 autos de infração e 37 autos de interdição, além da apreensão de 103,9 mil litros de diversos tipos de combustíveis, 5,5 mil litros de óleos lubrificantes e 345 botijões de GLP. Esses números ilustram a crise de confiança que vem atingindo o mercado nacional de combustíveis: os brasileiros que desejam abastecer seus veículos correm alto risco de adquirir produtos adulterados ou com especificações inadequadas, além de golpes relacionados à quantidade fornecida nas bombas ou à sonegação de impostos.

“Infelizmente, há diversos subterfúgios adotados por empresas que praticam concorrência desleal e prejudicam os consumidores de várias formas”, diz Julio Sattamini, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga. “O pior é que esse ambiente acaba atraindo o crime organizado, envolvido em atividades como contrabando e tráfico de drogas.”

A melhor estratégia para não ser prejudicado e não contribuir involuntariamente para esses crimes, ressalta o executivo, é optar por postos com bandeiras confiáveis e reconhecidas. “Temos o orgulho de dizer que a Ipiranga soma 88 anos de atuação. Nenhuma empresa permaneceria tanto tempo no mercado se não agisse de forma correta”, observa Sattamini. Apoiada por essa longa e rica história, a marca, nascida no Brasil, sempre se destaca nas pesquisas como a mais lembrada e a que desperta o maior nível de confiança entre os consumidores do País.

Ações objetivas

Além do respaldo proporcionado pela tradição, a Ipiranga toma uma série de providências objetivas para reduzir os riscos de eventuais problemas em algum dos 6 mil postos que compõem sua rede, equivalente a aproximadamente um quinto do mercado nacional. Os caminhões que transportam os combustíveis são equipados com câmeras de segurança que ajudam a coibir possíveis interferências ao longo dos trajetos. Esse grande volume de imagens é analisado por recursos de inteligência artificial para detecção automática de situações suspeitas.

Mais de 50 mil visitas de verificação são feitas anualmente por uma empresa que tem a missão de checar o funcionamento adequado dos postos da rede – que, no ano passado, comercializaram 23,6 bilhões de litros de combustíveis. Os produtos originais da marca têm uma “assinatura” química que pode ser checada a qualquer momento por um equipamento de simples operação. A constatação de eventuais irregularidades origina uma notificação ou leva até mesmo à rescisão do contrato – um dos motivos previstos para tal medida é a venda de combustível adulterado.

A confiabilidade construída e consolidada pela longa ligação dos brasileiros com a Ipiranga é reforçada pelo lançamento constante de produtos que ampliam o poder de escolha dos consumidores. É o caso da Ipimax, linha de aditivados que entrega ainda mais rendimento e qualidade nas modalidades gasolina, etanol e diesel “Essa linha vem ganhando muitos adeptos e já é responsável por 15% do total das nossas vendas”, conta Sattamini.

Além da qualidade dos produtos, a rede Ipiranga oferece postos completos, com uma grande variedade de serviços que tornam a parada mais confortável e proveitosa. É o caso, por exemplo, do programa de fidelidade Km de Vantagens, o KMV; das 1,1 mil unidades Jet Oil, para troca de óleo; e das cerca de 1,5 mil lojas de conveniência AmPm. “As pessoas não se dão conta, mas a AmPm é a maior rede de padarias do País”, lembra o executivo. É assim, sempre bem perto dos clientes, que a Ipiranga continuará percorrendo seu caminho pelas estradas brasileiras rumo ao centenário.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress