12/12/2025

Flamengo leva lições na bagagem e liga alerta para altitude ainda pior

Arrascaeta, do Flamengo, no jogo contra o Millonarios, pela Libertadores. Foto: Luisa Gonzalez/Reuters

Erros de passe. Esse foi um dos fatores de maior dificuldade do Flamengo, principalmente no primeiro tempo

O Flamengo deixou a Colômbia com um ponto e algumas lições na bagagem no primeiro jogo na altitude nesta Libertadores. Entre erros e acertos diante do Millonarios, o rubro-negro já tem no horizonte um desafio ainda maior nessas condições: o Bolívar, no fim do mês, a 3.640 metros acima do nível do mar.

OS PROBLEMAS DO FLAMENGO

Erros de passe. Esse foi um dos fatores de maior dificuldade do Flamengo, principalmente no primeiro tempo. “O gol de empate do Millonarios sai de um erro individual de Erick Pulgar.

Nossa equipe se comportou bem na altitude. Tivemos erros de passe e temos que calibrar o pé, como o professor fala. Acabamos errando diversas vezes pela altitude. Serve de lição porque lá [na Bolívia] é bem maior e temos que estar melhores na frente e atrás para fazer um grande jogo e sair com a vitória”, disse Bruno Henrique.

A ausência de De la Cruz, que não foi para o jogo com febre e sintomas virais, fez a diferença para o Flamengo. O meio-campo foi um dos setores que enfrentou maior dificuldade de se conectar, melhorando após a entrada de Allan.

“O Allan te dá ritmo, é um jogador com cadência, passes curtos e volume. Possibilita a saída alternada do Erick. Quando tem os dois, um busca e outro tem liberdade de infiltração. Conseguimos sair dessa pressão”, afirmou Tite.

Uma das principais armas dos donos da casa na altitude é a bola pelo alto e o Flamengo entendeu isso. O “Millonarios abusou das chegadas assim pelas laterais e quase complicou a vida do time.

O time do Millonarios veio o tempo todo com bolas alçadas, tinham jogadores menores, mas com cabeceio bom. E nós nos comportamos bem e conseguimos tirar. Acabamos levando o gol por baixo. Imprimimos o ritmo forte. Fisicamente fomos bem na altitude. Serve de lição para calibrar mais os passes e vencer no outro jogo”, comentou Bruno Henrique.

O Flamengo chegou para a estreia entre as duas partidas da final do Campeonato Carioca e, por isso, enfrentou alto desgaste. Tite revelou que nove atletas foram para a Colômbia sem as melhores condições. Além do meia De la Cruz, Léo Pereira, Ayrton Lucas e Luiz Araújo começaram no banco por conta do desgaste. Antes do Bolívar, o Fla encara o Palmeiras pelo Brasileirão.

“Nós viemos com nove jogadores que tinham um problema. Eu não posso entrar com nove jogadores com alguns sentindo, outros com um detalhe a mais. Até porque temos um plantel qualificado. Quando tem a necessidade clínica ou física de sair alguém, naturalmente tem esses jogadores para participar”, disse Tite.

Os zagueiros não foram mal no empate, mas o Flamengo viu o Millonarios ocupar bastante o campo de ataque. Matias Viña e Everton Cebolinha não entraram bem e sentiram a altitude, fazendo com que as principais jogadas saíssem pelo lado deles. O time levou o primeiro gol em jogos oficiais na temporada em lance de erro de Pulgar, que também é um dos principais responsáveis pelo setor.

“O futebol às vezes te apresenta diferentes etapas. Estávamos com dificuldades nesse bloqueio. Um erro excessivo de passe que não nos dava condições de trabalhar e acionar os homens de frente com melhor qualidade. A altitude proporciona isso, a bola corre, foge. Tem que ser o passe no pé. Voltou no segundo tempo bem melhor e, quando teve a superioridade, fez o gol. O futebol tem esses detalhes”, afirmou o técnico alvinegro.

Tribuna Livre, com informações da Agência Flamengo

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-162975_294650_5050
Haiti e curaçao garantem vaga histórica na copa do mundo de 2026
joao-fonseca
João fonseca define estreia na temporada de 2026 em adelaide
afp__20250906__73lx4qb__v1__midres__autoprixf1itaqualifying-1024x683-1
Red bull revelará carro de 2026 com ford em evento marcante
f1280x720-147156_278831_5050
Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol
f7a4cf115a363888791a9700cd75f0373c202a2e
Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta
Lando-Norris-da-McLaren-alcancou-seu-primeiro-podio-em-2020-no-Grande-Premio-da-Austria-1030x438-1
Norris consolida favoritismo ao título da f1 após triunfo em são paulo
design-sem-nome-3-4
Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos
age20251109066
Grande prêmio de são paulo bate recorde de público em interlagos
afp__20251108__83gw7kp__v1__highres__autoprixf1braqualifying
Lando norris garante pole position no gp de interlagos; bortoleto larga em último
McLaren-1200x675-1
Exclusivo: por que a mastercard escolheu a mclaren para voltar à f1
f1280x720-162127_293802_5050
Após perseguição, astro da nfl, marshawn kneeland, é encontrado morto
age20251107039
Lando norris garante pole position na sprint de interlagos; bortoleto em 14º

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.