10/11/2025

Flamenguista é condenado a 14 anos de prisão por morte de palmeirense

Estilhaços da garrafa atingiram o pescoço de Gabriela. Dois dias depois, ela faleceu - (crédito: Reprodução / Redes sociais )

Jonathan Messias, de 35 anos, arremessou a garrafa de vidro que matou Gabriela Aneri, em 2023. À época, vítima tinha 23 anos de idade

O flamenguista Jonathan Messias Santos Messias, de 35 anos, foi condenado, nesta terça-feira (20/5), a 14 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato de Gabriela Aneri, torcedora do Palmeiras, em 2023. Na época, a vítima tinha 23 anos e foi atingida por estilhaços de uma garrafa na entrada do estádio Allianz Parque.

Por unanimidade, os sete jurados do 5º Tribunal do Júri da Capital, em São Paulo, consideraram o flamenguista culpado. A pena será cumprida, inicialmente, em regime fechado e Jonathan não poderá recorrer em liberdade. 

O julgamento foi iniciado na segunda-feira (19). Nesta terça-feira, Jonathan foi interrogado e em seguida ocorreu debate entre a acusação e a defesa. A sentença foi dada pela juíza Isadora Botti Beraldo Moro.

O Ministério Público (MP) acusou Jonathan de ter jogado uma garrafa em Gabriela do lado de fora do estádio do Palmeiras, na Zona Oeste da capital paulista. Antes do confronto entre as equipes, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2023, torcedores de ambos os times brigaram.

Vários objetos foram arremessados. Entre eles, a garrafa responsável por matar a jovem. Estilhaços do vidro cortaram o pescoço de Gabriela. Mesmo após ter sido atendida e levada de ambulância para a emergência, a jovem sofreu duas paradas cardíacas e morreu 48 horas depois.

O responsável acabou reconhecido dias depois. Ele foi identificado em vídeos gravados por testemunhas, além de câmeras de reconhecimento facial usadas do lado de fora do estádio palmeirense.

Em 25 de julho daquele ano, o flamenguista foi preso. O Ministério Público o acusou de homicídio culposo — quando se presume o risco de matar — com dolo eventual. Jonathan morava no Rio de Janeiro e era diretor de uma escola municipal em Campo Grande-RJ.

Tribuna Livre, com informações do 5º Tribunal do Júri da Capital, em São Paulo

Leia também
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Doca, chefe do Comando Vermelho, segue foragido uma semana após operação
Doca, chefe do Comando Vermelho, segue foragido uma semana após operação

Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida mantém a condenação de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente. Para o senador, a decisão é uma “farsa”.

Leia mais...

Mulheres aceleram no automobilismo e miram vagas na fórmula 1

O automobilismo, um esporte tradicionalmente dominado por homens, tem visto um aumento significativo no interesse e participação feminina. Apesar de representarem apenas 4% dos pilotos profissionais no Brasil, segundo dados da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o número de mulheres envolvidas no esporte, tanto nas pistas quanto fora delas, está

Leia mais...

Alain Prost Defende: Caso Mosley Deve Ser Interno à FIA

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost, manifestou sua opinião sobre o caso envolvendo Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Prost defende que o escândalo sexual no qual Mosley se viu envolvido deve ser resolvido internamente pela FIA, sem a necessidade de um julgamento público externo.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.