Liam Delap começou a comemorar quando pensou ter encerrado a seca de oito jogos no Chelsea, na vitória por 4 a 0 sobre o Hull City, na quarta rodada da Copa da Inglaterra.
O problema foi que a bola não cruzou a linha depois que ele bloqueou um passe do goleiro da casa, Dillon Phillips.
Anúncio
Isso resumiu a frustração do atacante de 23 anos, que se juntou ao Chelsea no verão após o rebaixamento do Ipswich Town para o campeonato em um acordo no valor de £ 30 milhões.
Delap não conseguiu convencer os torcedores dos Blues até agora, marcando apenas duas vezes em 23 jogos e seu último gol foi na derrota por 2 a 1 para o Fulham, no início de janeiro.
Parecia que ele havia encerrado aquela sequência aos 23 minutos do empate contra os candidatos à promoção do campeonato, onde foi emprestado na temporada 2023-24.
Com o jogo ainda sem gols, Delap pressionou Phillips a cometer um erro ao tentar limpar e a bola subiu, atingiu a parte inferior da trave e quicou na linha do gol.
Anúncio
Mesmo assim, ele não demonstrou urgência em colocar o rebote na rede.
Primeiro Delap levantou o braço para comemorar, depois apelou para os árbitros, antes de receber a bola perdida e ter o chute bloqueado pelo recuperado Phillips.
Delap, porém, se recuperou de forma impressionante do erro e terminou a partida com três assistências, com o hat-trick de Pedro Neto e um gol de Estevão Willian enviando o Chelsea, oito vezes vencedor da Copa da Inglaterra, para a quinta rodada.
E ele pôde brincar sobre o momento bizarro depois, ao dizer à BBC One: “Juro pela minha vida que quase fugi [the pitch].
“Pensei que tivesse entrado e então estava esperando o árbitro apitar. Obviamente, eu deveria ter esperado o árbitro apitar. É bobagem da minha parte, mas sim, uma loucura.”
Anúncio
O artilheiro recorde da Premier League, Alan Shearer, falando à BBC One durante os comentários do jogo, disse: “Meu Deus. O que Delap está fazendo?
“É como se ele estivesse pensando: 'Tenho todo o tempo do mundo'. Ele caminha até lá e não se apressa. O que você está esperando?
“Liam Delap não teve bons quatro minutos. Ele desistiu duas vezes e perdeu um assistente. Delap tem estado fraco e ele teve a oportunidade esta noite. Delap parece muito preguiçoso, seu desempenho precisa melhorar.”
'Ele é como um retrocesso, ele pode fazer qualquer coisa'
O ex-atacante do Manchester City foi titular em apenas dois dos últimos nove jogos do Chelsea na Premier League, mas teve a chance de Liam Rosenior, com o atacante João Pedro caindo no banco.
Anúncio
E apesar do erro de julgamento de Delap, o técnico dos Blues elogiou o atacante por sua resposta e participação no sucesso.
A bola que deu para Neto no gol inaugural, aos 40 minutos, foi o primeiro passe que completou no terço final, tendo perdido a posse de bola oito vezes antes.
A segunda assistência para Estêvão veio depois de uma brilhante jogada de assalto, enquanto ele assistia Neto pela segunda vez no Estádio MKM com um poderoso remate para a área.
Rosenior chamou o desempenho de Delap de “top” e disse: “Para ser o número nove, especialmente em um sistema que jogamos, nem sempre é sobre você.
Anúncio
“Trata-se de trazer outras pessoas para o jogo. Às vezes, trata-se de fazer corridas de sacrifício para que outros jogadores tenham espaço.”
E o ex-atacante do Blackburn e do Newcastle, Shearer, acrescentou: “Delap se recuperou bem desde o início e foi fundamental para a vitória. Ele merece muito crédito por isso.”
O ex-zagueiro do Manchester City, Micah Richards, espera que Delap possa “replicar isso na Premier League”.
“Acho que o jogo de Liam Delap foi brilhante”, disse ele à BBC One. “O que eu gostei nisso foi que quando Hull se posicionou neste cinco, Delap estava pensando se poderia entrar no espaço.”
Anúncio
Enquanto Delap deve esperar por seu próximo gol, o ex-meio-campista do Spurs e do Manchester City Michael Brown acrescentou na BBC Radio 5 Live: “Delap pode fazer qualquer coisa. Ele é como um retrocesso e é o número nove.
“Ele é muito eficaz quando está no seu jogo. Ele é bom no jogo aéreo, consegue segurar bem a bola, consegue defender e consegue finalizar.
“Acho que ele é outra saída. O Chelsea agora tem um plano B se quiser usá-lo e isso pode ser uma opção.”