Ainda existe a possibilidade de Pep Guardiola permanecer no Etihad Stadium até o final de seu contrato existente, apesar dos rumores generalizados sobre uma saída anterior do Manchester City neste verão.
As especulações sobre o futuro do catalão intensificaram-se nos últimos meses, com relatos sugerindo uma expectativa crescente de que a campanha em curso seja a última no clube. Reivindicações de conversas entre dirigentes e jogadores também apontaram para a possibilidade de saída, apesar do contrato de Guardiola durar até 2027.
Anúncio
Essa incerteza também está ligada a sugestões de que o City iniciou planos de contingência nos bastidores, com relatórios descrevendo potenciais candidatos a sucessores, incluindo Enzo Maresca, Xabi Alonso, Andoni Iraola, Luis Enrique, Vincent Kompany e até Cesc Fabregas.
Apesar desses preparativos, também houve fortes indícios de dentro do Etihad Stadium de que Guardiola continua satisfeito com sua função, bem como comentários consistentes do próprio técnico sobre o desejo de ver seu acordo.
Agora, de acordo com Mark Douglas e Pete Hall, do iPaper, os membros do Manchester City estão cada vez mais esperançosos de que Pep Guardiola permanecerá no clube até o final de seu contrato, em junho de 2027.
É realçado que existem inúmeras razões pelas quais o treinador catalão poderia ver o seu contrato rescindido, incluindo a paixão por falar abertamente sobre conflitos globais como os da Palestina, Ucrânia e Sudão, e alguns acreditam que a capacidade de utilizar a sua plataforma actual de tal forma poderia desempenhar um papel para persuadi-lo a ficar.
Anúncio
Também surgiram dúvidas sobre as alegações de que Guardiola esperaria até o final da temporada para decidir sobre seu futuro, deixando o Manchester City lutando por um substituto, e não há qualquer indicação de que um anúncio de saída possa acontecer tão cedo.
Tais afirmações representariam uma mudança notável de tom em comparação com algumas das projeções mais pessimistas da indústria mais ampla da mídia futebolística.
Embora vozes externas tenham falado de uma mudança iminente no próximo verão, a visão de dentro do clube parece ser de otimismo cauteloso de que o mandato de Pep Guardiola possa se estender por toda a duração do seu contrato atual.
Se for esse o caso, oferecerá uma continuidade significativa para a reconstrução contínua do plantel do City e o planeamento estratégico a longo prazo, com recrutamento ao longo dos últimos 12 meses, integração dos jovens e decisões estruturais, tudo enquadrado na filosofia de Guardiola.
Anúncio
Por enquanto, o Manchester City parece preparado para qualquer um dos cenários, já que o plano de sucessão continua em vigor, mas a crença interna de que Guardiola ainda poderá permanecer até 2027 garante que o clube não opere sob a hipótese de uma saída iminente.