“O congelamento se instala em apenas alguns minutos”, alertou o Departamento de Segurança Pública de Dakota do Sul.
As temperaturas abaixo de zero em vastas áreas dos Estados Unidos colocaram milhões de americanos diante de um frio extremo durante o fim de semana. Cerca de 95 milhões de pessoas em todo o país estavam sob alertas ou avisos meteorológicos no domingo (14/1) devido a ventos frios abaixo de -17°C. Meteorologistas previram que o intenso frio se estenderia para o sul, alcançando o norte do Texas, enquanto rajadas de vento fortes poderiam resultar em temperaturas tão baixas quanto -56º C negativos em algumas regiões, como Montana.
“Leva apenas alguns minutos para que o congelamento se instale”, alertou o Departamento de Segurança Pública de Dakota do Sul em um comunicado, recomendando que as pessoas permaneçam em casa.
Em Buffalo, Nova York, onde se esperava uma queda de neve de 30 a 60 centímetros, as condições adversas levaram as autoridades a adiar o jogo dos playoffs da NFL. No domingo, quedas de energia generalizadas foram relatadas, afetando dezenas de milhares de pessoas nos estados de Michigan, Nova York, Pensilvânia e Wisconsin. Além disso, diversos aeroportos em todo o país foram impactados pelos efeitos das condições meteorológicas adversas.
Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse