França pede saída de relatora da ONU após fala sobre Israel

Ícone de Busca
França pede saída de relatora da ONU após fala sobre – Reprodução

O governo da França pediu nesta quarta-feira (11) a renúncia da relatora especial da ONU para os territórios palestinos, Francesca Albanese, após ela fazer comentários no último sábado (8), em um fórum em Doha, nos quais mencionou a existência de um “inimigo comum” no contexto da guerra em Gaza, se referindo a Israel.

Conforme noticiou o jornal Le Monde, a relatora negou em entrevista ao canal France 24 ter dito que “Israel é o inimigo em comum da humanidade” e classificou como “acusações completamente falsas” e “manipulação” a interpretação de suas palavras.

Barrot declarou nesta quarta que as declarações da relatora se somam a “uma longa lista de posições escandalosas” atribuídas a ela, acusando-a de ter justificado os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023 contra Israel e de ter feito comparações entre Israel e o Terceiro Reich.

“Ela é uma ativista política que incita o discurso de ódio e prejudica a causa do povo palestino”, afirmou o ministro.

De acordo com o Le Monde, 20 deputados franceses enviaram carta à chancelaria francesa pedindo que a relatora seja “destituída de qualquer mandato da ONU com efeito imediato”.

Albanese foi alvo de sanções do governo Donald Trump no ano passado. Em julho de 2025, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que a Casa Branca havia revogado os vistos dela e imposto restrições financeiras, incluindo o bloqueio de eventuais bens sob jurisdição americana, sob a alegação de que sua atuação configurava uma campanha política contra Israel e os Estados Unidos no âmbito de seu mandato na ONU.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress