23/11/2025

França vai reconhecer Estado da Palestina perante ONU, anuncia Macron

Macron e o presidente palestino, Mahmud Abbas, em foto de arquivo: decisão de Paris será oficializada em dois meses - (crédito: Ludovic Marin/AFP)

Para presidente francês, solução de dois Estados seria “única saída viável” para pôr fim à guerra em Gaza e atender a demandas israelenses e palestinas em paz e segurança 

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou, nesta quinta-feira (24/7), que o país europeu vai reconhecer o Estado Palestino perante as Nações Unidas (ONU) em setembro. De acordo com o governante francês, que compartilhou nas redes sociais carta enviada ao representante da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a “prioridade urgente hoje é pôr fim à guerra em Gaza e levar alívio à população civil”.

A medida francesa tem por objetivo, portanto, pressionar a comunidade internacional em favor de “um cessar-fogo imediato, da libertação de todos os reféns e de uma ajuda humanitária maciça para o povo” do território palestino. 

“Devemos também garantir a desmilitarização do Hamas, proteger e reconstruir Gaza”, afirma Macron, em publicação no X (antigo Twitter). “Finalmente, devemos construir o Estado da Palestina, garantir a viabilidade dele e assegurar que, ao aceitar a própria desmilitarização e reconhecer plenamente Israel, ele contribua para a segurança de todos na região.”

Segundo o presidente da França, a decisão foi tomada porque “o povo francês quer a paz no Oriente Médio” e, por isso, trata-se de responsabilidade coletiva global provar que o movimento para atingi-la é possível. 

A carta do governante europeu a Abbas foi resposta a uma enviada pelo presidente da Autoridade Palestina em junho, em que, com propósito de pôr fim à guerra em Gaza, o líder reafirma apoio à implementação da “solução de dois Estados” — que diz respeito à coexistência pacífica de nações independentes de Israel e Palestina.

Na réplica de Macron, compartilhada nesta quinta, são reforçados “corajosos compromissos” do representante árabe — como condenação aos ataques terroristas do Hamas em 7 outubro de 2023; pedido por libertação imediata de reféns; e organização de eleições presidenciais e gerais em território palestino em 2026, a fim de “aumentar credibilidade e autoridade sobre o futuro Estado da Palestina, o qual afirmou que não deveria ser militarizado”.

Ele destaca, “em retorno”, portanto, “o compromisso da França em promover a implementação da solução de dois Estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado em paz e segurança”. Para o presidente francês, “essa solução seria o único caminho que poderia contemplar os anseios legítimos de ambos israelenses e palestinos”. 

Por isso, reforça, deve ser colocada em pauta “o mais rápido possível”, uma vez que a perspectiva de uma saída negociada para o conflito no Oriente Médio “parece cada vez mais distante” e ele não pode se “conformar” com a situação.

“É urgente implementar a única solução viável para atender aos anseios legítimos do povo palestino, acabar com todas as formas de terrorismo e violência e permitir a Israel e aos países de todas as regiões viver em paz e segurança”, finaliza Macron. 

De acordo com o presidente, a França e a Arábia Saudita vão chefiar conferência perante a ONU com o objetivo de discutir a implementação da solução de dois Estados. “Nesse contexto, tenho a honra de confirmar que, à luz dos seus compromissos (de Abbas), a França vai reconhecer integralmente a Palestina como um Estado quando eu for à Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro”, garante, na carta. “Ao fazer isso, a França dá contribuição decisiva à paz no Oriente Médio e mobiliza todos os parceiros internacionais que desejem tomar parte (no apelo).”

Em manifestação no X, o vice-presidente da Autoridade Palestina, Hussein Al Sheikh, celebrou a decisão de Macron, a quem expressou “gratidão e reconhecimento” pela resposta. “Essa posição reflete o compromisso da França com o direito internacional e o apoio dela aos direitos do povo palestino à autodeterminação e ao estabelecimento de nosso Estado independente”, escreveu. Ele também agradeceu os esforços da Arábia Saudita.

Um total de 142 países já reconheceram o Estado da Palestina. Entre os opositores, estão Estados Unidos e Israel.

Tribuna Livre, com informações da  agência France-Presse

Leia também
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial

Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar pesquisas com a planta cannabis. A decisão representa um marco significativo e pode impulsionar o Brasil, reconhecida potência agrícola, em direção à autorização do cultivo da planta. A pesquisadora da Embrapa, Daniela

Leia mais...

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

Avanço tecnológico: saúde humana em risco?

O ritmo acelerado da industrialização e o avanço tecnológico sem precedentes podem estar colocando em xeque a saúde da espécie humana. Essa é a premissa central de um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Zurique, que investigaram se as rápidas transformações do mundo moderno estariam comprometendo a aptidão

Leia mais...

Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros

Brasil vê alívio na economia com o fim de tarifas impostas anteriormente. O governo anunciou a suspensão das tarifas adicionais de 40% que impactavam a importação de diversos produtos brasileiros no mercado americano. A medida, que entra em vigor imediatamente, abrange uma vasta gama de itens, incluindo carne bovina, café,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.