22/12/2025

Frente parlamentar quer mudar “quadro desolador” da população em situação de rua

Objetivo é ampliar políticas públicas voltadas à essa população; governo anuncia ações emergenciais

A Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua foi relançada na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (6), com apoio do governo federal e de movimentos sociais. O grupo será coordenado pelo deputado Reimont (PT-RJ),  com foco em garantia de acesso a moradia, saúde e condições dignas de vida. A intenção é mudar o que ele chama de “quadro desolador” e “retrato de um Brasil desigual” agravado pela pandemia de Covid-19 e “desmonte” de políticas públicas no início da década.

“A população em situação de rua cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea. De 2012 a 2022, o crescimento desse segmento foi de 211%”, ressaltou Reimont.

O deputado também citou dados preliminares do Censo do IBGE que apontam 11,4 milhões de casas e apartamentos vazios ou desocupados, sem cumprir função social no Brasil. Esse número é quase o dobro do déficit habitacional do País, calculado em torno de 6 milhões de imóveis, segundo a Fundação João Pinheiro.

Prioridade

Presente no lançamento da frente parlamentar, o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, garantiu que o tema está na lista de prioridades do governo federal com ações emergenciais e permanentes.

“A Operação Inverno Acolhedor, em que o Ministério dos Direitos Humanos vai destinar, inicialmente, R$ 5 milhões, podendo aportar mais recursos. Mas, além de oferecer essa proteção, também queremos desenvolver ações de acolhimento, orientação, cuidados com a saúde e serviços especializados que se tornem uma sistemática não apenas deste governo, mas do Estado brasileiro”, informou.

Sílvio Almeida anunciou a recriação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-Rua) e a busca de inclusão do tema no Programa Minha Casa Minha Vida.

O ministro também informou que está em fase final a regulamentação da chamada Lei Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a “arquitetura hostil”, ou seja, as estruturas, equipamentos e materiais usados para afastar a população em situação de rua das praças, viadutos e calçadas.

Essa lei havia sido integralmente vetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional, no fim do ano passado.

Violência

Por videoconferência, padre Lancellotti denunciou a repressão violenta à população em situação de rua nas grandes capitais.

“Uma ação muito importante de direitos humanos é cessar a violência do rapa, da zeladoria urbana e das guardas civis metropolitanas. Quem vier hoje a São Paulo e for à Praça da Sé, verá que a Praça da Sé é um campo militar. Praça não é pátio de quartel, é espaço para todos”.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude do Distrito Federal Luísa Marilac  também denunciou “políticas higienistas” e violência institucional. O coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Leonildo Monteiro Filho, apresentou um manifesto com várias demandas, entre elas a aprovação do Projeto de Lei 5740/16, que cria uma política nacional para a área. “Não é só o frio que nos mata, mas a não garantia da efetividade de políticas públicas, como a da moradia digna”.

Outros representantes de movimentos sociais também defenderam reforço orçamentário para as ações de apoio à população em situação de rua.

O ministro Sílvio Almeida e o deputado Reimont durante lançamento da frente

 
Fonte: Agência Câmara de Notícias Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
f1280x720-153034_284709_5050
Na pista! ministro do stf gilmar mendes se separa
logoMPDFT-14
Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional
f1280x720-163434_295109_5050
Arcebispo põe fim à vigília pró-bolsonaro em igreja e enfrenta apoiadores
logoMPDFT-11
Mpdft fiscaliza postos de combustíveis em operação conjunta no distrito federal
f1280x720-162768_294443_5050
Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml
f1280x720-162693_294368_5050
Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?
logoMPDFT-6
Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única

Dupla de traficantes é presa com maconha e cocaína no DF

Os criminosos haviam saído de São Paulo com destino ao Piauí para levar a carga de entorpecentes Uma dupla de traficantes interestaduais de drogas foi presa em área rural de Planaltina. Com os criminosos foi encontrado um grande carregamento de entorpecentes contendo balança de precisão, 29 tabletes de maconha, 1,5

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.