11/11/2025

Galípolo reforça defesa de independência financeira do BC após invasão da C&M

19/12/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Economia. Coletiva de Imprensa com Roberto Campos Neto e Gabriel Galípolo - Relatorio de Inflação. Banco Central. - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Na visão do presidente do Banco Central, as instituições financeiras devem ficar cada vez mais suscetíveis a fraudes, o que reforça a necessidade de investimento em segurança digital

O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Gabriel Galípolo, voltou a defender a independência financeira da autarquia após comentar sobre a invasão aos sistemas da C&M Software, nesta terça-feira (8/7). Na visão do chefe da política monetária, as instituições financeiras devem ficar cada vez mais suscetíveis a fraudes, o que reforça a necessidade de investimento em segurança digital.

“O Banco Central tem condições de fazer e que se fiscalize aqueles recursos da maneira que se achar mais transparente ao público”, disse o presidente da instituição sobre os recursos destinados à segurança dos bancos e instituições financeiras, que atualmente são controlados pelo governo federal.

Galípolo ainda citou o exemplo das criptomoedas, que de acordo com as investigações até o momento, teriam sido utilizadas pelos criminosos que entraram no sistema da C&M para lavar dinheiro, após os desvios dos recursos.

“Então precisa ter todo um processo de regulamentação, observância e fiscalização que precisa ser feito, que está sendo discutido agora, exatamente”, disse, ainda, o presidente do BC.

A autonomia orçamentária e financeira do Banco Central faz parte da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que ainda está em análise no Senado Federal. Apesar de ser defendida tanto por Galípolo quanto pelo ex-presidente Roberto Campos Neto, a medida ainda encontra dificuldades para avançar, sobretudo por servidores da autarquia.

Tribuna Livre, com informações do Banco Central (BC)

Leia também
f1280x720-147518_279193_5050
Primeira parcela do 13º salário tem data antecipada para novembro
criptomoedas-2
Entenda o marco regulatório para o mercado de criptoativos no brasil
tn220250117006
Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais
derrite
Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados
f1280x720-138415_270090_5050
Mais segurança no pix: combate a fraudes ganha reforço do banco central
whatsapp-image-2025-11-08-at-12.31
Pm afasta agentes após morte em ação no complexo do chapadão
dieta-mediterranea_18001
Dieta mediterrânea alivia sintomas da síndrome do intestino irritável, revela pesquisa
Lunch_atop_a_Skyscraper_-_Charles_Clyde_Ebbets-scaled-1
Ascensão em nova york: mamdani desafia o sistema político tradicional
sp_enem17
Enem 2025: candidatos se preparam para o primeiro dia de provas
f1280x720-162226_293901_5050
Petrobras decide manter participação acionária na braskem
spotify-logo
Spotify é processado por suposta fraude em streams de artistas famosos
1809-Presidente-Lula-sanciona-lei-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes
Eca digital: dúvidas persistem sobre a verificação de idade online

Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos implementou uma suspensão emergencial de lançamentos de foguetes durante o dia. A medida drástica surge em meio à prolongada paralisação do governo, que resultou no afastamento de um número significativo de trabalhadores e está gerando interrupções nas operações aeroportuárias em todo

Leia mais...

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.