28/11/2025

Gaza está pior que o inferno na Terra’, diz chefe da Cruz Vermelha à BBC

Gaza se tornou pior do que o inferno na Terra, de acordo com a presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric. - (crédito: Getty Images)

Em uma entrevista à BBC na sede do CICV em Genebra, Spoljaric disse que a humanidade está falhando

Gaza se tornou pior do que o inferno na Terra, de acordo com a presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric.

Em uma entrevista à BBC na sede do CICV em Genebra, Spoljaric disse que a humanidade está falhando. Os Estados não estão fazendo o suficiente para acabar com a guerra, acabar com o sofrimento dos palestinos e libertar os reféns israelenses, acrescenta.

Segundo ela, os palestinos foram despojados da dignidade humana. O direito humanitário internacional está sendo esvaziado.

O que está acontecendo em Gaza, segundo ela, ultrapassa qualquer padrão legal, moral e humano aceitável.

Pelo terceiro dia consecutivo, palestinos foram mortos enquanto se reuniam para coletar ajuda.

O CICV é uma organização internacional que atua em zonas de guerra. Ele tem mais de 300 funcionários em Gaza, a maioria palestinos.

Seu hospital cirúrgico em Rafah, no sul de Gaza, é a instalação médica mais próxima da área onde muitos palestinos foram mortos durante a caótica distribuição de ajuda nos últimos dias, perto de locais administrados pela Gaza Humanitarian Foundation (GHF), apoiada por Israel e pelos EUA.

O CICV diz que ontem de manhã suas equipes cirúrgicas de Rafah receberam 184 pacientes, incluindo 19 pessoas mortas na chegada e outras oito que morreram de seus ferimentos pouco tempo depois. Esse foi o maior número de vítimas de um único incidente no hospital de campanha desde que ele foi criado, há pouco mais de um ano.

O CICV é considerado o guardião das Convenções de Genebra. A quarta, acordada após a Segunda Guerra Mundial, foi criada para proteger os civis em guerras.

As regras da guerra, segundo Spoljaric, se aplicam a todas as partes.

Os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023 não foram justificativa para os eventos atuais, diz ela. Spoljari? diz que o CICV está profundamente preocupado com o discurso de vitória a todo custo, guerra total e desumanização.

Centros de distribuição de ajuda fechados

Os centros de distribuição de ajuda em Gaza serão fechados hoje depois que os militares israelenses avisaram que as estradas que levam aos locais serão consideradas “zonas de combate”.

A Gaza Humanitarian Foundation (GHF), uma controversa rede de ajuda apoiada pelos EUA e por Israel que começou a operar na semana passada, diz que está fechando seus sites para “trabalhos de atualização, organização e melhorias de eficiência”.

Em uma atualização separada, as Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que as pessoas seriam “proibidas” de entrar nos centros de distribuição ou de viajar pelas estradas que levam a eles.

Isso ocorre depois que pelo menos 27 palestinos foram mortos por disparos israelenses perto de um centro de distribuição na terça-feira, de acordo com a Agência de Defesa Civil administrada pelo Hamas. As IDF afirmam que suas tropas dispararam tiros depois de identificar suspeitos que se dirigiram a elas “desviando-se das rotas de acesso designadas”.

Foi o terceiro incidente mortal em um mesmo dia que ocorreu em uma rota para um local da GHF.

A ONU alertou que mais de dois milhões de pessoas correm o risco de morrer de fome em Gaza, depois de uma proibição israelense total de remessas de alimentos e outras ajudas que durou 11 semanas.

Acordo

Os EUA tentam, no momento, negociar um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

O Hamas respondeu à proposta de cessar-fogo dos EUA declarando que está disposto a libertar 10 reféns israelenses vivos e 18 reféns mortos em troca de mil prisioneiros palestinos.

No entanto, o grupo também reiterou suas exigências por uma trégua permanente, a retirada completa de Israel de Gaza e garantias para a continuidade do fluxo de ajuda humanitária. Nenhuma dessas exigências está incluída no acordo em discussão.

O Hamas alegou ter apresentado sua resposta, acrescentando à proposta de Steve Witkoff, enviado especial do presidente americano Donald Trump para o Oriente Médio.

Witkoff afirmou que a proposta do Hamas é “inaceitável e só nos atrasa” e insistiu que o acordo com os EUA é “a única maneira de concluir um cessar-fogo de 60 dias nos próximos dias”.

Pelo menos 54.381 pessoas morreram em Gaza durante a guerra que eclodiu após o Hamas lançar ataques contra Israel em 7 de outubro de 2023, de acordo com o Ministério da Saúde do território.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Leia também
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil

COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT

As passarelas atenderão pontos considerados críticos pela Polícia Rodoviária Federal. Órgão federal autoriza implantação das estruturas nos trechos Marajó/Esplanada V e Chácara Brasil Esplanada 5; fase de projetos inicia imediatamente A mobilização conjunta entre a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, o Governo de Goiás, a Câmara Municipal e a bancada

Leia mais...

Homem é condenado a 20 anos por atacar grávida na asa norte

Um homem foi condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado contra uma mulher grávida de sete meses. A decisão foi proferida nesta quarta-feira, após análise do caso pela 1ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília. Hermes Antonio de Magalhães Resende cumprirá a pena

Leia mais...

Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador

A Solaris, uma motocicleta movida a energia solar, chamou a atenção por sua origem inusitada: um escritório de arquitetura e design. A MASK Architects, conhecida por projetos arquitetônicos e consultoria em engenharia, desenvolveu o protótipo seguindo sua filosofia de “Inventar e Integrar”. O projeto combina estética, autonomia e soluções sustentáveis

Leia mais...

Um estado brasileiro planeja proibir supermercados aos domingos

Um estado brasileiro está planejando uma mudança significativa no funcionamento do comércio local. Em um projeto experimental, o governo estadual busca proibir a abertura de supermercados aos domingos. A medida, que visa avaliar os impactos sociais e econômicos de tal restrição, tem gerado debates entre empresários, trabalhadores e consumidores. O

Leia mais...

James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia

A era dos “vazamentos” de filmes e séries ganhou uma nova dimensão com os avanços da Inteligência Artificial (IA). Ferramentas como o Nano Banana Pro do Google, um gerador de imagens capaz de replicar a realidade com precisão, inclusive utilizando a aparência de celebridades, estão transformando a forma como informações

Leia mais...

Morre menino de 9 anos atacado por abelhas em Catalão

João Pedro sofreu mais de 1,5 mil picadas e não resistiu às complicações médicas em hospital de Uberlândia João Pedro, de 9 anos, que havia sido atacado por um enxame de abelhas enquanto brincava em uma mata em Catalão, morreu na segunda-feira (24/11). A informação foi confirmada pela mãe, Rebeca

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.