Nesta quinta-feira (31), o governador Ibaneis Rocha anunciou a assinatura de um protocolo de intenções com o Banco de Brasília (BRB) para viabilizar a construção da nova sede da Quituart, entre outras ações
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Banco de Brasília (BRB), firmou um protocolo de intenções com a Cooperativa Quituart, localizada no Lago Norte, com o objetivo de viabilizar a construção de um novo espaço para a tradicional feira de arte e gastronomia. O acordo também contempla a cessão dos naming rights do local ao banco, além do desenvolvimento de ações voltadas à valorização da identidade cultural de Brasília.
O protocolo — que ainda será submetido à aprovação dos cooperados — inclui a instalação de uma unidade fixa de atendimento do BRB dentro do novo complexo, que será construído em um terreno ao lado da atual feira. Pelo acordo, o espaço passará a se chamar Quituart BRB.
Para o governador Ibaneis Rocha, a iniciativa representa um avanço importante para os expositores e frequentadores do local. “Todos saem ganhando. Vocês vão pagar apenas a parcela junto à Terracap e, em contrapartida, terão um prédio novo, com estrutura adequada para receber a população do DF. A feira é visitada por pessoas de todas as regiões”, afirmou.
A Quituart, situada na SHIN QI 9/10, é considerada um dos ícones da gastronomia e do artesanato da capital. Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, a parceria tem o propósito de preservar e impulsionar a cultura local. “O BRB apoia os artesãos do Lago Norte para transformar esse espaço já tão simbólico em algo ainda melhor. Vamos investir recursos próprios na nova sede, em mais um passo para fortalecer o desenvolvimento cultural e econômico do Distrito Federal”, destacou.
A nova estrutura será moderna e contará com um espaço exclusivo do banco destinado a eventos, feiras e serviços. Além disso, os empreendedores terão acesso a linhas de crédito e soluções corporativas personalizadas.
A diretora-presidente da Quituart, Sulamita Perfeito, emocionou-se ao lembrar a trajetória da cooperativa e a importância da conquista, aguardada há quase quatro décadas. “Sem o apoio do governo Ibaneis Rocha e agora do BRB, não conseguiríamos. Essa parceria é fundamental. Muitos cooperados já se foram sem ver esse sonho acontecer. Para nós, essa conquista tem um valor imenso”, declarou. “Foi uma longa jornada de luta. Agora, estamos muito perto de conquistar nossa sede definitiva e regularizar o terreno.”
A assinatura do protocolo foi comemorada pelos feirantes, como Rosângela Rabello, proprietária do Cantinho da Tia Rô. “A emoção é enorme, difícil até de descrever. Lutamos muito por isso e, agora, recebemos esse presente. Com o novo espaço, poderemos manter nossos boxes abertos e continuar oferecendo um dos melhores pontos de encontro de Brasília”, celebrou.
Criada no fim dos anos 1980 por moradores do Lago Norte, a Quituart teve início com a venda de pães, biscoitos e artesanato em barracas montadas no canteiro central da SHIN QI 9/10. De lá para cá, a feira evoluiu e se consolidou como um dos grandes símbolos culturais e gastronômicos da cidade.
Atualmente, o espaço reúne uma variedade de produtos artesanais, pratos típicos do Brasil e de outros países, além de funcionar como um ponto de encontro para a comunidade nos fins de semana. A feira abre às quintas e sextas, das 18h à meia-noite; aos sábados e domingos, das 10h às 18h; e oferece pizzas de terça a domingo, das 18h às 22h.
Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)