O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, nesta quarta-feira (28), o início da elaboração do projeto para a construção do Hospital de São Sebastião. Com um investimento total previsto de R$ 165.904.409,05, a empresa licitada, Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda, tem um prazo de até 12 meses para entregar o estudo, que inclui os projetos básico e executivo.
Projeto do novo Hospital de São Sebastião
O governador Ibaneis Rocha destacou a atenção dada à área da saúde. “O último hospital construído em Brasília tem aproximadamente 16 anos, e não se tinha mais notícia. Mas nós estamos fazendo um trabalho na saúde, reformando e construindo diversas unidades. Nós lançamos, desde o ano passado, o projeto de três hospitais a mais: um no Recanto das Emas, que é o que está em fase mais adiantada; o do Guará, que deve começar a parte das estruturas no mês de março; e esse aqui de São Sebastião”, ressaltou.
Após a conclusão dos estudos, a obra será licitada e executada sob responsabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
O presidente da Novacap, Fernando Leite, explicou que o empreendimento adota um modelo de contratação integrada, que une projeto e obra. “A modalidade de contratação é o chamado RDC. Hoje, a legislação permite que você faça a licitação do projeto e da obra juntos, em uma contratação integrada”, disse. Ele acrescentou que, após a aprovação dos estudos, a construção começará.
Estrutura e impacto para a comunidade
O Hospital de São Sebastião será construído na Área Especial 5, no Alto Mangueiral, próximo à entrada da cidade. A unidade será referência pediátrica na Região Leste de Saúde e oferecerá 14 serviços essenciais. O hospital contará com 100 leitos, sendo 60 para adultos, 30 pediátricos e dez de UTI.
Fernando Leite descreveu a obra como transformadora. “É um hospital completo, com 100 leitos […] que vai melhorar muito a qualidade de vida do cidadão de São Sebastião”, concluiu.
Silésia Braga, moradora da região, comemorou a iniciativa. “Essa obra é muito importante para toda a comunidade. São Sebastião necessita desse hospital, e a gente está com muita esperança de que ele saia o quanto antes”, afirmou. Ela também acredita que o hospital trará melhorias urbanas e valorização imobiliária.
Para o administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos, o projeto atende a uma demanda de mais de 30 anos dos 160 mil habitantes da cidade. “Essa é a maior obra social da história de São Sebastião. É uma demanda cobrada há mais de 30 anos pela comunidade”, disse. Ele destacou que a cidade tem uma grande população jovem e infantil e que o hospital será referência em pediatria.
Infraestrutura e investimentos na saúde
O projeto prevê intervenções no entorno para garantir a acessibilidade, como a duplicação de avenidas. “Vão ser feitas benfeitorias ao redor da área, como duplicação de avenida e de pista, para melhorar o acesso e facilitar a chegada da comunidade e das pessoas que vão circular pelo local”, informou o administrador regional.
Ao comentar sobre os investimentos na saúde, o governador Ibaneis Rocha mencionou os avanços em toda a rede. “Estamos reformando diversas unidades, reconstruindo hospitais, ampliando e reformando estruturas e, durante o correr deste ano, teremos a entrega de mais sete unidades de pronto atendimento [UPAs] nas mais diversas cidades do Distrito Federal”, declarou. “Isso tem um acréscimo de custo, mas, como é um investimento em saúde, é uma área que a gente não pode deixar faltar recursos”.