13/11/2025

GDF e Unicef firmam parceria para fortalecer causa socioambiental na educação

Assinatura do memorando tem como fundamentos a educação e o meio ambiente | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Governador Ibaneis Rocha assina memorando com o Fundo das Nações Unidas para a Infância nesta terça-feira (1º) para implementar ações na rede pública de ensino  

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinaram, nesta terça-feira (1º), um memorando de entendimento para a implementação de projetos e políticas públicas voltadas à proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. O foco é a educação.

“Estamos comprometidos com a Unicef e com a causa ambiental para garantir um presente e futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes”

Governador Ibaneis Rocha

A assinatura ocorreu no gabinete do governador Ibaneis Rocha, e o memorando está alinhado às ações do GDF com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), visando ao fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes no DF. A ênfase na questão ambiental vem na esteira da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro.

“Estamos comprometidos com a Unicef e com a causa ambiental para garantir um presente e futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o governador. “Temos diversos projetos tocados pela nossa Secretaria de Educação, e um de nossos compromissos é zerar a fila por vagas em creches.”

Parceria

a educação baseada na natureza, fortalecendo a busca ativa que nós tínhamos”

A Unicef, braço da ONU dedicado à educação, completará 75 anos em 2025. O fundo é parceiro da Secretaria de Educação (SEEDF) em dois projetos – o de busca ativa e o SuperAção – e vão trabalhar em um terceiro, que é a educação baseada na natureza.

“Agora teremos a educação baseada na natureza, fortalecendo a busca ativa que nós tínhamos, que é a busca pelos alunos que evadem, que estão faltando aula, e o SuperAção, que é a recomposição das aprendizagens”, explicou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Segundo a gestora, o apoio ocorre principalmente na formação de profissionais.

“Eles têm o conhecimento profundo nessa área, [proporcionam] essa formação aos professores, aos gestores na rede, de como identificar um aluno em potencial que pode evadir”, avaliou a secretária. “A gente tem que chegar a esse nível, da importância que é você descobrir um aluno potencialmente com esse potencial de evasão escolar – porque você já começa a trabalhar com esse menino para que ele não deixe a escola. Então, tudo isso fortalece muito a educação.”

Ação ampliada

Durante a cerimônia de assinatura, estiveram presentes integrantes do Unicef, como a representante adjunta do Unicef no Brasil, Layla Saad; a chefe de Educação, Mônica Pinto, e a oficial de Educação Ana Carol Fonseca, além do secretário-executivo de Relações Internacionais do GDF, Paulo Cesar Chaves.

“Vamos ampliar o trabalho que a gente já faz na educação no DF”, anunciou Layla Saad. “Vamos acrescentar a estratégia de educação baseada na natureza. A gente também entra na questão climática, para usar os aprendizados na educação para as crianças e adolescentes, dada a situação de mudanças climáticas no mundo e também pelo fato de o país sediar a COP 30 este ano. O DF tem, sim, bom exemplo de política socioambiental para a educação que a gente gostaria de compartilhar com outros lugares.”

“A Secretaria de Relações Internacionais vê com bons olhos acordos como este assinado hoje, que trazem benefícios para a população do Distrito Federal com a troca de informações e treinamento beneficiando, diretamente, o cidadão, com as melhores práticas e tecnologia de ponta dos mais diversos países. Além do mais, mostra a nossa capital cada vez mais alinhada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir a paz e a prosperidade no Brasil”, afirmou Paulo Cesar Chaves.

Mônica Pinto, por sua vez, reforçou esse posicionamento: “O DF já tem uma política muito interessante, socioambiental, mas a gente agrega essa metodologia com recursos, com materiais didáticos, com formação de professores, com escuta de adolescentes, para promover, então, uma educação baseada na natureza, com foco naquilo que a base nacional comum curricular já prevê de mudanças climáticas. Então, a gente agrega ainda mais metodologias e recursos para poder avançar aqui no trabalho que já é feito aqui”.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal.

Leia também
Manifestantes tentam invadir área da COP
Manifestantes tentam invadir área da COP
UPA do Recanto das Emas receberá nova caixa d’água e sistema de proteção contra incêndio
UPA do Recanto das Emas receberá nova caixa d’água e sistema de proteção contra incêndio
Setor Sul do Gama recebe obras de abastecimento de água, esgoto e drenagem da chuva
Setor Sul do Gama recebe obras de abastecimento de água, esgoto e drenagem da chuva
GDF inicia reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo
GDF inicia reforma do Estádio Augustinho Lima com novo gramado e pista de atletismo
Receita do DF apreende 38 mil latas de cerveja sem nota fiscal em uma semana
Receita do DF apreende 38 mil latas de cerveja sem nota fiscal em uma semana
Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo
Nova versão do sistema GestãoDF facilita decisões de governo
Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista
Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista
Chuvas no DF: Como o lixo nas ruas pode causar alagamentos
Chuvas no DF: Como o lixo nas ruas pode causar alagamentos
logoMPDFT-1
Homem acusado de homicídio em 1999 vai a júri após 25 anos foragido
GDF impulsiona crédito agrícola com investimento de R$ 8 milhões
GDF impulsiona crédito agrícola com investimento de R$ 8 milhões
Museu Nacional da República será o cenário da 4ª edição do Casamento Comunitário de 2025
Museu Nacional da República será o cenário da 4ª edição do Casamento Comunitário de 2025
Obras da Piscina com Ondas do Parque da Cidade animam famílias para conhecer o ponto turístico
Obras da Piscina com Ondas do Parque da Cidade animam famílias para conhecer o ponto turístico

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados

Uma nova proposta legislativa apresentada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) redefine os limites da atuação da Polícia Federal (PF) em investigações que envolvam facções criminosas. O texto, um substitutivo a um projeto anterior, estabelece que a PF poderá conduzir tais investigações, desde que em colaboração ou com a devida

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.