14/12/2025

GDF lança Programa Turminha Mais Segura, com participação de estudantes da rede pública de ensino

Secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e Educação (SEEDF) lançaram nesta terça (29) o programa Turminha Mais Segura | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Educação leva peça teatral com personagens das forças de segurança para dentro das escolas

Crianças reunidas, risos no ar e muita segurança. Assim foi o lançamento do programa Turminha Mais Segura, nesta terça-feira (29), no auditório do edifício-sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). A ação apresenta os seis personagens das forças de segurança do DF, em uma peça teatral voltada para estudantes da rede pública.

A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Educação (SEEDF), que garante o acesso de alunos ao espetáculo. Com mensagens educativas de prevenção e valorização do papel de cada instituição, a apresentação busca aproximar as forças de segurança das crianças de forma lúdica e acolhedora.

“Esses contatos são fundamentais para que as crianças conheçam o trabalho dos nossos policiais e demais profissionais da segurança pública, criando vínculos de carinho e respeito. Queremos incentivar essa aproximação de forma lúdica, com resultados permanentes e duradouros”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

Para a chefe da Assessoria Especial da Cultura de Paz nas Escolas do Distrito Federal, Ana Beatriz Goldstein, a iniciativa é inovadora, porque traz a temática da segurança por meio da cultura: “É realmente uma situação de vanguarda, de inovação e trata exatamente a questão da segurança humanizada, que é o que a gente precisa”.

Na estreia, cerca de 150 estudantes dos Centros de Ensino Fundamental 1 e 2 da Estrutural e da Escola Classe Sítio das Araucárias, localizada na área rural de Sobradinho, participaram da atividade.

O projeto utiliza materiais pedagógicos, linguagem acessível e apresentações protagonizadas por bonecos para tratar temas como empatia, diversidade, segurança comunitária e cidadania. A proposta é educativa e inclusiva.

Coordenado pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec/SSP-DF), o Turminha Mais Segura é um esforço conjunto para fortalecer os laços entre as forças de segurança e a comunidade escolar, incentivando o protagonismo das crianças na construção de uma sociedade mais justa e segura. Além de peças teatrais, o programa inclui oficinas educativas e aparições públicas, com foco especial em regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Temáticas diversas

O espetáculo é protagonizado por personagens-heróis que representam as instituições de segurança pública e a comunidade, abordando temas como segurança no dia a dia, prevenção ao bullying, valorização da vida e resolução pacífica de conflitos.

Cada personagem foi pensado para representar os valores e a missão de instituições que são fundamentais para a nossa segurança coletiva, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Detran, a Defesa Civil e a própria Secretaria de Segurança Pública.

A atuação da PMDF foi o que mais chamou a atenção da aluna do 5º ano da Escola Classe (EC) Sítio das Araucárias de Sobradinho, Nicolly dos Reis, 12 anos. “Achei muito legal o que eles fazem”, observou a jovem, que se sentiu ainda mais próxima da força de segurança. “Eu já conhecia a importância da polícia militar, mas achei muito legal saber mais sobre a profissão”.

Já o colega Matheus Correia, 10, também do 5º ano da EC Sítio das Aráucarias, ficou encantado com a atuação do Detran-DF para promover a segurança no trânsito. “Sem saber como atravessar a rua ou informações sobre o trânsito, a gente pode acabar sofrendo um acidente”, observa o aluno. “Foi muito legal, eu aprendi muito”.

A comandante da PMDF, Ana Paula Barros Habka, se orgulha da conexão das crianças com a corporação: “É importante para que elas entendam a nossa atividade como policial militar e que a gente cumpra nossa missão de fazer uma polícia cidadã, cada vez mais próxima da criança, que é o futuro”.

Segurança Integral

A iniciativa integra o eixo “Escola Mais Segura” do programa Segurança Integral, que prevê a realização de ações de prevenção e intervenção no ambiente escolar, garantindo um espaço saudável para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens. Trata-se de uma ação de caráter permanente, voltada ao fortalecimento da cidadania e à promoção da cultura de paz nas escolas.

Para solicitar a apresentação da peça teatral, as escolas podem entrar em contato com a SSP-DF, por meio do telefone  (61) 3441-8773.

Tribuna Livre, com informações da Segurança Pública (SSP-DF)

Leia também
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar.
Nicolândia terá entrada gratuita neste sábado para quem doar brinquedo
Nicolândia terá entrada gratuita neste sábado para quem doar brinquedo
Cerimônia de Sétimo Dia de Mestre Woo será neste sábado
Cerimônia de Sétimo Dia de Mestre Woo será neste sábado (13/12)
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos e bebidas no Nosso Natal 2025
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos e bebidas no Nosso Natal 2025
Justiça confirma afastamento da Facção Brasiliense de eventos esportivos
Justiça confirma afastamento da Facção Brasiliense de eventos esportivos
Donos de ciclomotores têm até 31 de dezembro para registrar seus veículos
Donos de ciclomotores têm até 31 de dezembro para registrar seus veículos
Polícia prende suspeito que chefiava esquema de venda falsa de veículos
Polícia prende suspeito que chefiava esquema de venda falsa de veículos
No Dia da Justiça, presidente do STM repudia feminicídios: 'Ser mulher é viver sob risco'
No Dia da Justiça, presidente do STM repudia feminicídios: 'Ser mulher é viver sob risco'
Homem viaja para o DF, se hospeda na casa do irmão e estupra duas crianças
Homem viaja para o DF, se hospeda na casa do irmão e estupra duas crianças
Amigos e familiares falam do amor de Maria de Lourdes pela música
Amigos e familiares falam do amor de Maria de Lourdes pela música
Homem chama mulher casada para dançar e é morto em Planaltina
Homem chama mulher casada para dançar e é morto em Planaltina
Natal Sem Violência
Natal Sem Violência

Natal Sem Violência

Enquanto houver dor, não haverá verdadeira celebração Uma verdadeira atitude de homem é apoiar, sem hesitação, a luta contra a violência doméstica. Ser homem não é impor medo, dominar ou ferir, mas proteger, respeitar e agir com responsabilidade. A masculinidade se constrói na empatia, no diálogo e na rejeição de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.