GDF promove mutirão de serviços gratuitos para catadores na Estrutural

Na quinta-feira (15), a governadora em exercício Celina Leão acompanhou o mutirão de serviços públicos destinados a catadores e catadoras de materiais recicláveis na Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop-DF), localizada na Estrutural. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) proporcionou uma ampla gama de atendimentos gratuitos, focando em saúde, cidadania e assistência social.

Os participantes tiveram acesso a vacinação, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de exames preventivos por meio da Carreta da Mulher. Também foram oferecidos atendimento psicossocial, orientações sobre direitos das mulheres, cadastro e atualização no CadÚnico e no Bolsa Família, com emissão do Número de Identificação Social (NIS), emissão de RG e regularização de CPF.

A programação incluiu orientação jurídica, matrícula e renovação escolar, atividades para crianças, atendimento do Conselho Tutelar, emissão de certidões, oferta de vagas para castração animal e orientações da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepa-DF). Além disso, foram realizadas oficinas de capacitação e inclusão produtiva em parceria com o Sebrae.

Celina Leão destacou a importância da ação para atender de forma ágil as necessidades de um público vulnerável, composto majoritariamente por mulheres que sustentam suas famílias. “Essa é uma experiência que deu certo, que será aprimorada, para atender de forma rápida, célere e próximo da comunidade quem mais precisa”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, enfatizou que o mutirão representa um ‘Na Hora’ dentro da central, atendendo quem está na ponta e realiza um trabalho essencial para o meio ambiente e a limpeza das cidades. Ele lembrou a entrega recente de equipamentos para beneficiamento de materiais recicláveis, visando valorizar o trabalho dos catadores.

A presidente da Rede do Centcoop, Lúcia do Nascimento, ressaltou a necessidade desses serviços, pois muitos catadores ainda não possuem documentos básicos. Ela valorizou a unificação dos atendimentos em um só local, facilitando o acesso sem deslocamentos desnecessários.

Uma das beneficiadas, a catadora Deusinalva Costa, de 48 anos, com três anos de experiência na reciclagem, elogiou o mutirão por permitir resolver pendências sem perder um dia de trabalho. “Esse mutirão é bom demais, porque a gente não precisa perder um dia de trabalho para ir ao Cras. Vou sair com tudo encaminhado”, disse.

T CSM
Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress