18/11/2025

GDF recupera estrada vicinal em área rural de Sobradinho e beneficia cerca de 3 mil moradores da região

Os serviços incluem incluem a retirada de areia solta da via, umidificação com caminhão-pipa, aplicação de brita e compactação do solo | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Intervenção em via que liga a DF-330 à BR-020 contempla retirada de areia solta, aplicação de brita e compactação do solo para estabilizar a via

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou serviços de recuperação em uma estrada rural de aproximadamente 6 quilômetros, que liga a DF-330 à BR-020, entre as regiões administrativas de Sobradinho e Planaltina. A intervenção, coordenada pelo programa GDF Presente em parceria com a Administração Regional de Sobradinho, beneficia diretamente cerca de 3 mil pessoas que vivem em 400 chácaras da região.

Os serviços, iniciados no último dia 26 de agosto, incluem a retirada de areia solta da via, umidificação com caminhão-pipa, aplicação de brita e compactação do solo. A iniciativa garante a trafegabilidade da estrada, especialmente no período chuvoso, e reduz a poeira excessiva que afeta a qualidade de vida dos moradores.

De acordo com o administrador regional de Sobradinho, Paulo Izidoro da Silva, a ação atende a uma demanda antiga da comunidade. “Nosso objetivo é assegurar que, mesmo com as chuvas, os veículos consigam chegar até as residências — especialmente por causa das crianças, que hoje precisam caminhar até um quilômetro para acessar o transporte. A poeira também tem sido uma queixa recorrente dos moradores”, afirma.

Segundo o coordenador do Polo Área Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves, os benefícios da obra já são percebidos pela população, antes mesmo da conclusão. “Essa é uma área que integra duas escolas — Córrego do Arrozal e Córrego do Meio —, com circulação diária de estudantes e trabalhadores. Na época da seca, o excesso de pó afeta diretamente a saúde das pessoas e dificulta o trânsito. Em alguns trechos, a poeira acumulada chegava a 20 centímetros, o que compromete o tráfego, principalmente de ônibus escolares”, explica.

O motorista de transporte escolar Paulo Albérico de Oliveira, que atua na região há seis anos, comenta a diferença no trajeto. “Antes, o percurso levava cerca de 40 minutos. Com as melhorias, estamos fazendo em 25 ou 30 minutos. Tinha vezes que o ônibus nem subia, patinava e ficava preso”, lembra. A monitora do veículo, Ana Beatriz da Silva, também destaca os avanços. “O trajeto está mais estável, com menos buracos e poeira. Isso trouxe mais conforto e segurança para as crianças”, diz.

Moradora da região há 16 anos, a defensora popular Sônia Gomes de Oliveira afirma que a melhoria da estrada é fruto de articulação entre a Defensoria Pública do Distrito Federal, associações comunitárias e a Administração Regional de Sobradinho. Ela destaca que a mobilização conjunta tem acelerado o atendimento das demandas locais. “Já vemos resultados concretos, como a volta dos ônibus escolares, que não entravam há dois anos. Agora esperamos avançar para que a via tenha condições de receber transporte público regular. É o começo, mas já é motivo de grande satisfação para a comunidade”, conclui.

Maria José Gomes Ferreira é agricultora familiar e tesoureira de uma associação comunitária local. Segundo ela, antes da obra, a poeira causava alergias e colocava em risco a segurança de quem passava pela via. “Aqui era uma luta, de carro ou sem carro. O pó era uma coisa de louco. A gente dirigia bem devagar para evitar poeira nos outros e por causa dos buracos que judiavam do carro. Agora a gente passa com mais tranquilidade. Você respira um ar melhor, porque antes nem dava para respirar direito”. Maria José destaca que a estrada ainda está sendo compactada, mas a diferença já é enorme, inclusive no tempo de deslocamento. “Esse benefício é muito bom. Que haja gratidão no coração das pessoas e que o governo continue lembrando da gente na comunidade rural, porque precisamos muito”.

Veja abaixo as etapas da recuperação da via

•             Limpeza da via: Remoção da areia solta da base da estrada com motoniveladora;

•             Umidificação da via: Aplicação de água com caminhão-pipa;

•             Aplicação de material de base: Utilização de RCC britado (brita 2 e 3);

•             Compactação do solo: Passagem de máquinas pesadas e caminhões sobre o material britado umedecido.

Tribuna Livre, com informações da Administração Regional de Sobradinho

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