19/12/2025

GDF regulamenta lei referente à regularização fundiária

O decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha preserva e aprimora diversos procedimentos necessários para que interessados possam efetivar a regularização fundiária | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha nessa terça (14) estabelece procedimentos para aprimorar a legislação

Com o objetivo de aperfeiçoar os processos de regularização de novas áreas, o governador Ibaneis Rocha assinou o Decreto nº 46.741, que regulamenta a Lei Complementar nº 986/2021, referente à Regularização Fundiária Urbana (Reurb). A norma foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa terça-feira (14) e substitui o decreto anterior, em vigor desde 2021.

A Reurb é um processo jurídico e administrativo que visa regularizar ocupações informais em áreas urbanas, garantindo aos ocupantes a segurança jurídica da posse e propriedade dos terrenos onde residem. A legalização assegura, ainda, o acesso a serviços públicos e a infraestrutura adequada.

O novo decreto preserva e aprimora uma série de procedimentos necessários para que os interessados possam efetivar a regularização fundiária. Além disso, regulamenta novas ferramentas criadas para esse propósito. A norma detalha os requisitos para a qualificação dos núcleos urbanos informais, os documentos necessários, as etapas do processo de regularização e o conteúdo obrigatório dos projetos de regularização fundiária, entre outras disposições.

Os procedimentos previstos no decreto deverão ser aplicados a processos da Reurb que ainda não foram iniciados ou que estão em andamento

O principal objetivo da Reurb é identificar núcleos urbanos informais passíveis de regularização e organizá-los, para assegurar a prestação de serviços públicos aos moradores e contribuir para a melhoria das condições urbanísticas e ambientais. Outros objetivos da lei incluem:

• Criação de unidades imobiliárias compatíveis com o ordenamento territorial urbano do Distrito Federal;

• Ampliação do acesso à terra urbanizada para a população de baixa renda;

• Promoção da integração social e da geração de emprego e renda;

• Estímulo à resolução extrajudicial de conflitos;

• Garantia do direito social à moradia digna e a condições de vida adequadas;

• Prevenção e desestímulo à formação de novos núcleos urbanos informais.

“O aperfeiçoamento do regulamento até então vigente tornou-se necessário diante das recentes alterações na legislação de regência, além da necessidade de aprimorar o processo administrativo frente às dificuldades detectadas na aplicação da norma anterior. Isso visa desburocratizar ainda mais o processo, facilitando e estimulando a regularização fundiária no Distrito Federal”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.

A norma entrou em vigor a partir de sua publicação no DODF. Os procedimentos previstos no decreto deverão ser aplicados a processos da Reurb que ainda não foram iniciados ou que estão em andamento, respeitando as fases já concluídas ou em trâmite sob a vigência do decreto anterior.

Atualização da Lei

Embora tenha aprovado a Lei da Reurb em 2021, o Governo do Distrito Federal (GDF) identificou a necessidade de atualizá-la para atender mais localidades e beneficiar mais famílias que já ocupam áreas urbanamente consolidadas.

Esse processo de atualização foi iniciado gradualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), resultando na Lei Complementar nº 1.040/2024. Uma das principais mudanças foi a organização mais eficiente dos procedimentos relacionados à Reurb.

Além disso, a atualização permite a regularização fundiária em núcleos urbanos consolidados e irreversíveis, ou seja, locais onde a remoção dos ocupantes informais não é viável. Nessas situações, o governo realiza estudos para regularizar as áreas, criando lotes e destinando-os aos ocupantes mediante escritura pública.

Com essas mudanças, a Lei Complementar nº 986/2021 foi atualizada, necessitando da regulamentação introduzida pelo Decreto nº 46.741.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF)

Leia também
12)
Trânsito da Esplanada e Arapoanga será alterado neste domingo (21/12)
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
MP pede que DF regularize repasses ao Hospital da Criança
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Árvore de grande porte cai em estacionamento do Dnit, na Asa Norte
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia
Quadrilha suspeita de golpe em idosos é alvo de 14 mandados da polícia.
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Desavença por drogas e vingança cercam caso de triplo homicídio no DF
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Homicídios no DF recuam pelo quinto ano seguido, aponta estudo do MP
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima

Órgão reajustou os preços mínimos para agricultura familiar O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (18) um pacote de medidas que amplia o apoio financeiro a produtores rurais impactados por eventos climáticos adversos e promove ajustes nas regras do crédito rural. As decisões, propostas pelo Ministério da Fazenda, buscam

Leia mais...

BC reforça regra de segurança cibernética de instituições financeiras

O Banco Central fortaleceu as regras sobre segurança cibernética das instituições financeiras O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) fortaleceram, nesta quinta-feira (18/12), as medidas de segurança cibernética de contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e computação em nuvem de instituições financeiras. Segundo a

Leia mais...

Suspeito de tiroteio em universidade dos EUA é encontrado morto

Tiroteio na Universidade Brown deixou dois mortos. Suspeito é um ex-aluno nascido em Portugal O homem suspeito de executar um tiroteio que deixou dois mortos e nove feridos na Universidade Brown, nos Estados Unidos, no último sábado (13/12), foi encontrado morto. A informação foi confirmada pelo chefe de polícia de

Leia mais...

Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso

Agentes cumprem mandados de busca e apreensão contra senador Weverton Rocha. Na mesma operação, secretário-executivo do ministério é detido e demitido. Investigação atinge empresária amiga de filho do presidente Lula A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quinta-feira, a nona fase da Operação Sem

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.