03/12/2025

Geleiras desaparecem no monte Quênia

O guia profissional de montanhismo Charles Kibaki Muchiri, 50, observa a paisagem ao lado da geleira Lewis, perto do cume do Monte Quênia, dentro do Parque Nacional do Monte Quênia - (crédito: Luis TATO/AFP)

Da imponente massa de gelo que se vê nas imagens de arquivo, restam apenas dois blocos, o maior deles tem apenas algumas dezenas de metros de largura

Charles Kibaki Muchiri acompanha com seus dedos a água que corre pela superfície da geleira Lewis, uma imagem que reflete o desaparecimento das massas frias sobre os cumes africanos há milhares de anos.

Há quase 25 anos, esse guia de 50 anos leva excursionistas aos picos do monte Quênia, a quase 5.000 metros de altitude, onde observa a transformação da neve em rocha áspera.

Da imponente massa de gelo que se vê nas imagens de arquivo, restam apenas dois blocos, o maior deles tem apenas algumas dezenas de metros de largura.

A geleira está “a caminho de desaparecer” e não existirá mais em alguns anos, alerta o guia, preocupado porque a transformação das paisagens emblemáticas distanciarão os visitantes.

Suas observações são corroborada por diversos estudos, em especial uma pesquisa publicada em 2011 da qual o glaciólogo Rainer Prinz da universidade austríaca de Innsbruck participou, segundo a qual os efeitos da mudança climática fizeram com que Lewis perdesse cerca de 90% do seu volume entre 1934 e 2010.

O monte Quênia, um dos poucos cumes com geleiras da África, pode se tornar até 2030 uma das primeiras montanhas totalmente desprovidas dessas massas de gelo nos tempos modernos, segundo os cientistas.

Oceano Índico

Embora menos conhecido que o Kilimanjaro, a montanha mais alta da África, o monte Quênia – também patrimônio mundial da Unesco -, atrai milhares de visitantes todos os anos.

Às vezes, é possível ver elefantes na floresta densa. Depois as árvores se tornam raras, dando lugar a montanhas verdes.

Após horas de caminhada, aparecem as rochas terrosas do pico, mas a neve não se vê em nenhuma parte.

Rainer Prinz explica a “considerável contração” dessas geleiras tropicais pelas mudanças de temperatura na superfície do oceano Índico, “encarregado de levar umidade à África Oriental”.

As massas geladas não recebem neve suficiente e se veem privadas da camada branca que as protege dos efeitos da radiação solar, explica. Como resultado, “simplesmente derretem”, diz à AFP.

O guia Godfrey Mwangi, de 28 anos, diz ter visto muitas geleiras desaparecerem. Aponta com a mão para um penhasco sem nada que domina o acampamento Shiptons, a 4.200 metros de altitude, antes coberto por uma camada de gelo.

Seu colega Charles Kibaki Muchiri segue orgulhoso mostrando a insólita flora e as paisagens únicas, embora lamente que, com o desaparecimento das geleiras, não sejam organizadas certos tipos de escalada técnica.

Além disso, os rios secam, com consequências para a fauna e a flora e também para os habitantes dos povoados localizados no sopé de uma montanha venerada por algumas comunidades, lamenta.

“Minúsculo”

Segundo um estudo de satélite publicado em 2024, o Kilimanjaro conserva apenas 8,6% de sua geleira, o monte Quênia conserva somente 4,2% e cadeia de montanhas do Rwenzori, 5,8% comparado às primeiras observações confiáveis da superfície das geleiras, em 1900.

A segunda maior montanha africana perdeu mais da metade de suas geleiras entre 2016 e 2021-2022, quando sua superfície passou de 0,15km² a 0,069km², segundo o estudo.

Com essas dimensões, são pouco relevantes como depósitos de água, que na África oriental são as florestas de montanha, segundo Prinz.

“No passado, o efeito da neve era muito mais importante” para o ecossistema “porque a geleira era muito maior”, diz Alexandros Makarigakis, hidrólogo da Unesco.

Mas o Lewis, por exemplo, se tornou “minúsculo” e “sua contribuição não é mais a mesma”, acrescenta.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, deu início a um projeto piloto ambicioso com o objetivo de revolucionar a experiência de compra online. O novo serviço de entregas ultrarrápidas, denominado Amazon Now, promete levar uma variedade de produtos essenciais diretamente aos clientes em um tempo surpreendente de 30 minutos ou

Leia mais...

As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem

Microempreendedores Individuais (MEI) podem vislumbrar mudanças significativas no regime tributário a partir do próximo ano. As exigências para se manter como pessoa jurídica perante a Receita Federal permanecem inalteradas, mas o teto de faturamento anual passará por um reajuste, impactando diretamente o Imposto de Renda (IR). A principal alteração reside

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.