Goiânia aplicou quase 350 autos de infração por descarte irregular de lixo em 2025

REPRODUÇÃO

A região Noroeste foi apontada como a que mais concentra casos de descarte irregular

A Prefeitura de Goiânia aplicou 344 autos de infração por descarte irregular de lixo e entulhos nas ruas e áreas públicas da capital. Os dados constam no Relatório de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic). O levantamento refere-se ao período entre 1º de janeiro e 7 de novembro de 2025. No mesmo período, as equipes realizaram 1.745 vistorias, resultando também em 174 notificações e 18 apreensões. A região Noroeste foi apontada como a que mais concentra casos de descarte irregular.

O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternela, afirmou que o número de autuações reflete o reforço nas ações de campo e o uso de critérios técnicos para responsabilizar quem descarta lixo de maneira irregular. “As equipes estão mais presentes e melhor estruturadas. O aumento dos autos de infração mostra que estamos agindo com rigor e eficiência para coibir práticas que prejudicam o meio ambiente e a cidade”, destacou.

As penalidades aplicadas têm base no artigo 62 do Decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece multa mínima de R$ 5 mil para quem descarta resíduos em locais proibidos. Além da multa, veículos utilizados no transporte e deposição irregular podem ser apreendidos pelas equipes de fiscalização.

Confira: O que acontece após o fim dos lixões em Goiás? Entenda

Parcerias e denúncias

A intensificação da fiscalização conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Denúncias feitas pela população têm sido fundamentais para localizar pontos críticos e agilizar o atendimento. O comandante da GCM, Gustavo Toledo, reforçou a importância da participação dos moradores. “A colaboração da comunidade é essencial. Com base nas denúncias, conseguimos agir rapidamente e reforçar a presença em locais onde o problema é recorrente”, afirmou.

Para facilitar o destino correto dos resíduos, Goiânia mantém cinco ecopontos — nos bairros Jardim Guanabara, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste — que funcionam todos os dias, das 7h às 22h. Os locais recebem restos de construção, móveis velhos, galhadas, pneus e óleo de cozinha usado.

A população também pode registrar denúncias e solicitar serviços de limpeza por meio da plataforma digital da Comurg ou pelo aplicativo Gyn 24h.

Tribuna Livre, com informações da Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic)

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress