Até sábado, a previsão é de tempo seco e calor, com termômetros marcando entre 34ºC e 35ºC durante a tarde
Goiânia passa por um período de “transição climática”. Essa condição é típica dos meses de setembro e outubro, quando o calor intenso começa a dar espaço para as primeiras chuvas. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, ainda que a tendência aponte para o início do período chuvoso, os próximos dias seguirão marcados por temperaturas elevadas e céu nebuloso, principalmente no final das tardes.
“O que a gente espera ao final desse período de transição é, de fato, a formação das tempestades com chuva”, explicou a especialista. Segundo ela, a partir de agora, a capital começa a ingressar nos dias de chuva, embora esse cenário ainda seja marcado por instabilidade.
Para esta quinta, 9, e a próxima sexta-feira, 10, a previsão é de tempo seco e calor, com termômetros marcando entre 34ºC e 35ºC durante a tarde. A partir de domingo, 12, a umidade começa a aumentar, o que pode favorecer a formação de nuvens de tempestade.
“A expectativa de chuva aponta para a próxima semana, principalmente na segunda e na terça-feira”, afirma. Ainda assim, a especialista chama atenção para a possibilidade de pancadas isoladas. “Como a atmosfera ainda está quente, a entrada desse suporte de umidade, vai favorecer nuvens de tempestade. Com isso, vêm condições como pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e não se descarta a possibilidade de queda de granizo”. Isso, segundo ela, pode acontecer já no próximo domingo.Imagem gerada pelo Cimehgo mostra condição mais favorável à chuva a partir do final de semana
O gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorin, reforçou a previsão. Apesar de não descartar pancadas de chuvas isoladas em diferentes regiões do estado, endossou que as previsões apontam que a próxima semana trará um ambiente mais favorável para a ocorrência de chuvas.
https://fb802f39a3a52b457c8fe4f55709d085.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-45/html/container.html “No final de semana podemos ver registros isolados, como aconteceu em Mineiros, Porangatu e São Luís de Montes Belos, por exemplo. Mas a partir de segunda-feira teremos, de fato, um cenário mais promissor para chuvas mais constantes”, disse.
Tribuna Livre, com informações do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo)