Os números referem-se ao Censo de 2022 do IBGE, mas só foram divulgados nesta quinta (17)
Goiânia é a segunda capital mais arborizada do Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conhecida nacionalmente por sua vegetação urbana, a metrópole fica atrás apenas de Campo Grande (MS). A informação faz parte da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, com base no Censo Demográfico de 2022.
De acordo com o levantamento, 89,6% dos moradores de Goiânia vivem em áreas residenciais cujas calçadas, sejam em frente a casas, avenidas ou praças, contam com uma ou mais árvores. Campo Grande lidera o ranking com 91,4%. O estudo considera exclusivamente a arborização nas vias públicas urbanas, sem incluir parques ou áreas verdes protegidas.
A análise avalia dez elementos de infraestrutura urbana, como pavimentação, presença de calçadas, iluminação pública, sinalização para bicicletas, rampas de acessibilidade e arborização. Goiânia aparece com bons índices em todas as áreas.
Em nível nacional, o IBGE apontou que mais de 66% da população brasileira vive em vias com algum tipo de arborização. No entanto, a densidade varia: 32,1% das pessoas estão em ruas com cinco ou mais árvores, enquanto 33,7% moram em locais sem nenhuma árvore.
NÃO DEIXE DE LER
Título “Cidade Árvore do Mundo” pela ONU coroa política ambiental de Goiânia
Entre os estados, Mato Grosso do Sul lidera com o maior índice de arborização urbana (92,4%). Sergipe apresenta o menor (38,5%). Na Região Centro-Oeste, todos os estados aparecem com altos índices: Goiás (81,9%), Distrito Federal (84,2%) e Mato Grosso (80,9%). Já na Região Norte, os percentuais são mais baixos, como no Acre e no Amazonas, ambos com 42,1%.
Tribuna Livre, com informações doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)