06/12/2025

“Golfo da América” e tomada do canal do Panamá: as polêmicas de Trump em conferência

Donald Trump em segunda entrevista coletiva desde eleição, na residência de Mar-a-Lago, na Flórida - (crédito: Reprodução)

Em segunda entrevista coletiva depois das eleições, o presidente eleito dos EUA afirmou que vai renomear o Golfo do México e emitiu outras declarações polêmicas 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu, nesta terça-feira (7/1), a perguntas da imprensa norte-americana na residência de Mar-a-Lago, na Flórida. Dentre as declarações polêmicas emitidas, o republicano disse que pretende mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”. 

Esta foi a segunda entrevista coletiva desde que Trump venceu as eleições, em novembro. Aos repórteres, ele afirmou que vai renomear o maior golfo do mundo, entrada do oceano cercada por terras da América do Norte e da América Central, com mais de 1 milhão de km² em superfície cujo subsolo é rico em petróleo. 

O presidente eleito também disse que não vai descartar o uso de força militar para retomar o Canal do Panamá, que é controlado pelo governo panamense desde o fim dos anos 1990, mas, segundo Trump, “foi construído para o Exército dos Estados Unidos”. Ele afirma, sem nenhuma evidência, que o canal “está sendo operado pela China” e que “dá-lo ao Panamá foi um grande erro”.

Além disso, o republicano ameaçou a Dinamarca, que administra a Groenlândia, com tarifas, a fim de que o país europeu entregue a ilha, a qual afirmou ser necessária à segurança nacional dos EUA.

A aplicação de “tarifas substanciais” também foi ameaça ao México e ao Canadá. Trump disse que o governo mexicano não está trabalhando o suficiente para impedir que drogas atravessem a fronteira. 

Trump anunciou investimento multibilionário de Dubai em data centers em estados norte-americanos; e criticou Biden por continuar agindo como presidente durante a transição de governos e por “não saber fazer nada”. Trump afirmou, por exemplo, que a guerra da Ucrânia não teria ocorrido se ele estivesse no comando do país — embora, de acordo com o New York Times, os países já estivessem em conflito durante o primeiro mandato dele, findado em 2021.

Sobre o Oriente Médio, ele disse que, quando assumir o cargo, no dia 20 de janeiro, “o inferno vai explodir” se reféns israelenses em Gaza não tiverem sido liberados pelo Hamas.

Donald Trump também acusou o FBI e o Hezbollah do ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021, e não respondeu se perdoaria os acusados pelos crimes ocorridos; criticou a justiça norte-americana, principalmente o juiz Juan Merchan, de Nova York, que julga caso envolvendo o republicano e uma ex-atriz pornô; e reclamou que votos da eleição ainda estariam sendo contados, apesar de todos os 50 estados terem confirmado os respectivos resultados e os enviado ao Congresso.

Para o New York Times, o repórter Jonathan Swan disse que algumas das declarações do presidente eleito durante a conferência, principalmente as relacionadas à tomada de territórios, “parecem ‘trolagem’ ou piadas, pelo menos inicialmente, mas então geralmente fica claro que ele realmente quer tentar (fazer) essas coisas”.

Tribuna Livre, com informações do New York Times

Leia também
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.