11/11/2025

Golpe: Moraes vota para tornar 10 denunciados em réus e rejeita denúncia contra 2

Para o magistrado, o general Nilton Diniz Rodrigues e o coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães não devem se tornar réus pelos crimes por ausência de provas - (crédito: ROSINEI COUTINHO/STF)

Primeira Turma do STF julga núcleo 3 da trama golpista nesta terça-feira (20/5). Relator diz que não há provas suficientes contra dois militares citados no documento da PGR 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu parcialmente a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o núcleo 3 da tentativa de golpe de Estado. O relator da ação votou, nesta terça-feira (20/5), para transformar em réus apenas 10 dos 12 denunciados para trama. Para o magistrado, o general Nilton Diniz Rodrigues e o coronel da reserva Cleverson Ney Magalhães não devem se tornar réus pelos crimes por ausência de provas.

“Em relação a dois denunciados, entendo não presentes os elementos necessários para justa causa. Em relação a Cleverson Magalhães e Nilton Diniz Rodrigues, os pressupostos necessários para configuração de justa causa para abertura de ação penal não estão presentes”, afirmou Moraes.

Caso a Primeira Turma do STF aceite a denúncia da PGR, os acusados passarão a responder a uma ação penal. O colegiado é formado pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

O relator votou para que outros 10 denunciados se tornem réus. São eles: Bernardo Romão Correa Netto (coronel); Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (general da reserva); Fabrício Moreira de Bastos (coronel); Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel); Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel); Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel); Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel); Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel); Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel); e Wladimir Matos Soares (agente da Polícia Federal).

Os integrantes do núcleo 3 foram denunciados pelos crimes de envolvimento em organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a PGR, esse grupo promoveu ações táticas para concretizar o golpe. Uma dessas táticas teria sido uma campanha pública deliberada para pressionar o Alto Comando das Forças Armadas a aderir a trama golpista.

Esse núcleo também é suspeito de elaborar um plano para matar autoridades com o objetivo de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

Tribuna Livre, com informações do STF

Leia também
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime entre três dos quatro ministros da Turma – Alexandre de Moraes, Flávio Dino e

Leia mais...

Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

A inteligência artificial (IA) está entrando em uma nova fase de implementação, marcando um ponto de virada para empresas de todos os setores. Após um período inicial de curiosidade e experimentação com modelos de linguagem amplos, as organizações estão percebendo que o verdadeiro poder da IA reside na integração desses

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.