17/11/2025

Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula

André Corrêa, presidente da COP30 crédito: Fábio Pozzebom/Agência Brasil: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O grupo reafirmou o compromisso com o Acordo de Paris e lembrou que o país já avançou no “federalismo climático”

Os governadores brasileiros enviaram uma carta ao presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, para pedir que a conferência deixe um “legado claro” para estados e municípios. Eles afirmam que, se a COP é “da implementação”, excluir a agenda urbana e a agenda subnacional das decisões finais seria “um sinal adverso”.

O documento seria entregue na sexta (14), em Belém, mas o envio foi adiado por causa de um encontro de Corrêa do Lago com lideranças indígenas. Os governadores decidiram antecipar a entrega digitalmente neste sábado (15).

Na carta, os governadores reafirmam o compromisso com o Acordo de Paris e lembram que o país já avançou no “federalismo climático”. Dizem que as soluções acontecem nos territórios e que, “sem governança multinível”, não haverá resultados verificáveis nem tração financeira para as metas climáticas.

Eles pedem a transformação de estruturas já existentes em um espaço formal que integre clima, urbanismo e desenvolvimento regional. E afirmam estar prontos para colaborar na redação das decisões da COP.

A cobrança se soma à de entidades internacionais como C40, Iclei e LGMA, que pediram à ONU (Organização das Nações Unidas) a criação de um canal permanente entre clima e urbanismo. Para elas, a ausência desse mecanismo mostra que a UNFCCC, principal tratado internacional para coordenar a resposta global às mudanças climáticas, não reconhece a urgência dos problemas urbanos.

Na abertura da conferência, Corrêa do Lago disse que governadores e prefeitos “desempenham papel central” na implementação das decisões climáticas.

A movimentação ocorre após a 4ª Reunião Ministerial sobre Urbanização e Mudança do Clima, em que o ministro Jader Filho defendeu ampliar o financiamento climático para ações locais e reforçou a participação de Estados e municípios nos processos da UNFCCC.

Tribuna Livre, com informações da FOLHAPRESS

Leia também
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
f1280x720-162761_294436_5050
Radar avançado e velocidade supersônica: caça gripen chega para a força aérea
f1280x720-162768_294443_5050
Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
f1280x720-162693_294368_5050
Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?
image-400-2790deea6825088e5226623ea35e6ac1
Inscrições abertas para webinar sobre violência digital contra mulheres
logoMPDFT-6
Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas
logo2-1
Tjdft mantém decisão que condena df por acidente em parque infantil
f1280x720-162721_294396_5050
Casal enfrenta a justiça por abandonar criança em fórum após desistência da adoção

Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?

Uma proposta de alteração no Código Civil brasileiro tem gerado intensos debates e preocupações entre especialistas em direito de família e sucessões. A mudança, caso aprovada, pode impactar significativamente a partilha de bens em casos de falecimento, especialmente no que se refere aos direitos do cônjuge sobrevivente. Atualmente, a legislação

Leia mais...

Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou, por meio de ordem executiva assinada nesta sexta-feira, mudanças significativas nas tarifas de importação de diversos produtos. A medida impacta diretamente o comércio internacional, afetando países exportadores de carne bovina, laranja e café, itens relevantes na balança comercial do Brasil. Embora a nova diretriz

Leia mais...

Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram

A busca por um uso mais consciente do Instagram é crescente. A plataforma, conhecida por seus conteúdos personalizados, vídeos envolventes e a famosa rolagem infinita, pode facilmente consumir horas do dia sem que o usuário perceba. No entanto, existem estratégias simples e recursos nativos que possibilitam retomar o controle e

Leia mais...

Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) uniram forças em um diálogo promissor, visando aprofundar a cooperação institucional em prol da pauta vitimária. O encontro, realizado na reitoria da UnB, sinaliza um esforço conjunto para aprimorar o atendimento e fortalecer os direitos

Leia mais...

Jogos assustadores: oito títulos de terror chegando em 2026

O ano de 2026 promete ser um marco para os fãs de jogos de terror, com uma seleção diversificada de títulos que abrangem desde remakes de clássicos até novas propriedades intelectuais com potencial para redefinir o gênero. Prepare-se para uma onda de sustos, atmosferas densas e produções de alta qualidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.