16/11/2025

“Governo está derretendo”, diz oposição após derrotas na Câmara

Deputado Sargento Fahur (PSD-PR) afirmou que "o governo está fraco, está fazendo um enfrentamento com o Congresso Nacional onde ele está perdendo" - (crédito: Wal Lima/CB/DA.Press)

Após duas votações perdidas, plenário esvaziado na Câmara escancara ausência da base governista; oposição toma protagonismo e acusa Lula de fragilidade e má gestão econômica

Após duas derrotas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional, a oposição ocupou um plenário esvaziado pela base governista nesta quarta-feira (18/6). O cenário reforçou a percepção de fragilidade da articulação política do Palácio do Planalto e alimentou críticas duras por parte dos parlamentares contrários à gestão petista.

Para o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), o governo vive um processo de colapso visível. “O governo está derretendo. Porque o cofre está vazio”, disse. Segundo ele, o Executivo tenta agora criar impostos para cobrir gastos desordenados.

“Nós estamos cansados de pagar impostos. […] Cada vez mais esse presidente perde credibilidade porque só quer tirar dinheiro do povo”, afirmou o parlamentar. Ele acusou o governo de falta de planejamento e alertou para um “desastre econômico” a partir de 2026.

Enquanto a oposição se fazia presente em peso no plenário da Câmara, a base do governo quase não apareceu. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) foi a única voz do campo governista a defender publicamente as pautas do Executivo durante a sessão.

Decisões impopulares

A avaliação de que o governo está em retração também foi feita pelo deputado Sargento Fahur (PSD-PR). “O governo está fraco, está fazendo um enfrentamento com o Congresso Nacional onde ele está perdendo”, declarou ao Correio. Segundo ele, o desgaste é consequência de decisões impopulares. “As pessoas não querem mais aumento de impostos. […] Essas derrotas mostram uma tendência do governo Lula daqui para frente: o governo está derretendo, na minha opinião, e vai continuar perdendo aqui no Congresso Nacional.”

Fahur criticou ainda a tentativa do Executivo de controlar as indicações para a CPMI que investiga fraudes contra aposentados. “O governo já está articulando para colocar pessoas dele em pontos-chave. Nós vamos trabalhar para colocar pessoas sérias para investigar de verdade”, concluiu.

A ausência física da base governista deu espaço para que a oposição reforçasse a narrativa de um governo em queda livre. A imagem de Erika Kokay sozinha no plenário reforçou o isolamento que, para adversários, já não é apenas ocasional,

Tribuna Livre, com informações da Agência Estado

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Ônibus do DF terão adesivos para prevenir acidentes

Medida deve alertar pedestres, ciclistas e motociclistas sobre ponto cego dos motoristas de coletivos A partir de fevereiro de 2026, todos os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos alertando sobre o risco de acidentes com os coletivos. A medida é prevista na Portaria

Leia mais...

Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?

A Apple disponibilizou duas novas atualizações para iPhone: iOS 26.1 e iOS 18.7.2. Ambas visam aprimorar a segurança e corrigir falhas, mas o iOS 26.1 se destaca pela inclusão de novos recursos. Usuários podem escolher qual atualização instalar. O iOS 26.1 apresenta uma extensa lista de correções, abordando um número

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.